Você já parou para pensar em como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo? Para isso, é preciso observar o seu próprio corpo e escolher modelos que valorizem o que ele tem de melhor. Afinal, toda noiva quer se sentir fantástica no Grande Dia.

Conhecendo as características da própria silhueta, você facilita a busca pelo vestido de noiva perfeito, já que você passa a procurar modelos mais específicos para o seu tipo de corpo, diminuindo as chances de se sentir perdida em meio a tantas opções disponíveis no mercado.

Há, basicamente, cinco tipos de silhueta: triângulo invertido, pera, retangular, ampulheta e oval. Cada uma dessas silhuetas tem características que se adequam melhor a determinados modelos de vestido, garantindo o equilíbrio para o look da noiva.

Para descobrir qual tipo de silhueta você tem é preciso apenas uma fita métrica. Depois é só ir comparando 4 medidas específicas do seu corpo: dos ombros, do busto, da cintura e dos quadris. A combinação dessas medidas, enfim, determinará o tipo de silhueta que você tem.

“Mas como identificar a silhueta através das medidas?”

“E qual é o vestido de noiva ideal para mim?”

Calma! Responderemos todas essas dúvidas e, claro, vamos mostrar várias inspirações para que você possa escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo ❤

measuring tape

COMO DESCOBRIR QUAL É A SUA SILHUETA

Como dito anteriormente, para descobrir o seu tipo de silhueta, é preciso tirar algumas medidas do seu corpo utilizando uma fita métrica. Para isso, peça a ajuda de alguém na hora de medir.

Para saber qual é a sua silhueta, você vai precisar medir:

  • A parte mais larga dos seus ombros
  • A parte mais larga do seu busto
  • A parte mais fina da sua cintura
  • A parte mais larga dos seus quadris

OS 5 PRINCIPAIS TIPOS DE SILHUETA

Já sabendo quais são as suas medidas, é preciso compará-las para, então, descobrir em qual silhueta você se classifica.

Não há um consenso sobre um número exato de tipos de silhuetas: há sites que falam de 4 e outros que consideram haver até 8 silhuetas diferentes.

De forma geral, pode-se considerar estes como sendo os 5 principais tipos de silhueta:

  • Silhueta ampulheta (ou “oito”)
  • Oval
  • Triangular (ou pera)
  • Retangular (ou atlética)
  • Triângulo invertido

Características da silhueta ampulheta

Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo

A silhueta ampulheta (ou “oito”) é caracterizada por um corpo que tem a parte superior (ombros e busto) com a mesma medida da parte inferior (quadris), ou com uma diferença pequena entre essas duas partes. Além disso, noivas com essa silhueta contam com uma cintura fina.

Assim, as noivas com a silhueta ampulheta têm um corpo bem caracterizado por curvas.

Características da silhueta oval

Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo

A principal característica da silhueta oval é a largura da cintura, que tem uma medida maior do que a dos ombros, do busto e dos quadris. A diferença da cintura para as demais medidas é cerca de 10cm.

Características da silhueta retangular

Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo

A noiva com a silhueta retangular ou atlética tem as medidas dos ombros, do busto e dos quadris iguais entre si (ou com poucos centímetros de diferença). Nessa silhueta, a cintura é reta e tem uma medida que também é igual ou se aproxima muito das demais.

Características da silhueta triangular (ou pera)

Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo

Uma silhueta pera ou triangular tem a parte inferior do corpo em medidas mais largas do que a parte superior. Assim, noivas com essas características físicas têm quadris notadamente largos.

Segundo o site Dicas de Mulher, a silhueta triangular é a mais comum entre as brasileiras.

Características da silhueta triângulo invertido

Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo

A silhueta triângulo invertido é o oposto da silhueta de pera: os ombos e o busto têm as medidas maiores do que a dos quadris. Assim, a parte superior do corpo da noiva é mais larga do que a parte inferior.

*Ilustrações via La Redout / Edição: Blog da Willu

O VESTIDO DE NOIVA IDEAL PARA CADA TIPO DE CORPO

A missão de encontrar o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo se torna mais objetiva e simples quando você passa a procurar vestidos específicos que vão valorizar as melhores características da sua silhueta.

Apesar de cada tipo de corpo contar com peças de roupa específicas que deixam o look mais equilibrado e valorizado, é importante que você experimente vários vestidos de um mesmo modelo. Faça isso até encontrar um vestido de noiva que, além de valorizar a sua silhueta, também transmitirá seu estilo e sua personalidade.

Vestido de noiva ideal para a SILHUETA AMPULHETA

As curvas da silhueta ampulheta favorecem bem a noiva que deseja realçá-las, já que a maioria dos modelos de vestido cai bem com esse tipo de corpo.

O vestido de noiva sereia é o ideal para as noivas que buscam dar destaque às curvas que têm. O modelo justo do vestido deixará o look sensual e elegante.

O vestido de noiva princesa também favorece o corpo ampulheta, já que permite que a cintura da noiva fique bem marcada, em contraste com a saia mais volumosa.

Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo

Vestido de noiva ideal para a SILHUETA oval

Noivas com a silhueta oval, por possuírem a cintura mais larga do que os ombros e quadris, podem investir em vestidos de noiva A-Line. Esse modelo de vestido projeta curvas suaves na silhueta, amenizando a cintura mais larga de quem tem o corpo oval.

Outro modelo que cai muito bem às noivas de silhueta oval é o vestido de princesa. Contudo, é preciso dar preferência a modelos com saias mais fluidas e leves, sem exagerar no volume para não alargar ainda mais a imagem da noiva.

Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo

Vestido de noiva ideal para a SILHUETA retangular

O modelo A-Line também é bem-vindo às noivas com a silhueta retangular. Esse tipo de vestido vai projetar no corpo, de forma suave, as curvas que naturalmente não fazem parte dessa silhueta, atraindo a atenção para a cintura da noiva.

A silhueta retangular também vai bem com o vestido de noiva império. Esse modelo atrai as atenções para o busto da noiva e conta com uma saia simples, leve e fluida.

A ressalva aqui é para as noivas baixinhas, pois o destaque na parte do busto dada pelo vestido império pode achatar a silhueta e, consequentemente, dar as impressão de que a noiva é ainda mais baixinha.

Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo

Vestido de noiva ideal para a SILHUETA triangular

Ao dar destaque ao busto, o vestido de noiva império pode ser uma boa opção para noivas com a silhueta triangular, já que esse modelo tende a trazer equilíbrio entre as partes superior e inferior da noiva.

Outra opção interessante para quem tem silhueta triangular é o vestido de noiva A-Line, que também é uma boa aposta para trazer equilíbrio ao visual da noiva que tem os quadris mais largos do que a parte superior do corpo.

Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpo

Vestido de noiva ideal para a SILHUETA triângulo invertido

A noiva com uma silhueta de triângulo invertido possui a parte superior do corpo mais larga. Assim, é preciso buscar vestido que criem volume na parte inferior a fim de trazer equilíbrio ao look da noiva. Para isso, a primeira boa opção é o vestido de noiva princesa, em virtude da saia mais farta desse modelo.

A silhueta de triângulo invertido também funciona muito bem com o vestido de noiva sereia, já que a saia desse modelo se destaca justamente na altura dos joelhos da noiva, trazendo o tão esperado equilíbrio com a parte superior do corpo.

Como escolher o vestido de noiva ideal para o seu tipo de corpoAssim, você pode considerar as principais características do seu tipo de corpo para procurar vestidos que valorizem e harmonizem o que ele tem de melhor. No fim, o vestido de noiva perfeito é aquele que te fará se sentir incrível no seu grande Dia, como tem que ser ! ❤

Comentários