Você já ouviu falar em save the date? Essa tendência já é comum em casamentos há alguns anos e tem sido muito útil aos noivos no processo de convidar familiares e amigos com uma boa antecedência para o Grande Dia.

ENTENDENDO O SAVE THE DATE

O que é?
Save the date (“salve a data”) é como um comunicado básico para informar a decisão dos noivos aos convidados, sendo enviado antes do convite de casamento oficial. É um pré-convite!

Qual a importância?
O save the date é especialmente importante quando o casamento ocorrerá em outra cidade, o que chamamos de destination wedding, ou quando os noivos têm muitos amigos e familiares que moram distante. Nos dois casos, há uma necessidade de deslocamento de convidados para a cerimônia.

Enviado com uma antecedência de 6 a 8 meses, esse comunicado é útil em dois aspectos principais: primeiro, é um incentivo para que os convidados realmente “salvem a data”; segundo, os ajuda na programação da viagem, que pode envolver a compra de passagens, o aluguel de carro e a reserva de hotel, por exemplo.

Quais informações adicionar?
Um bom pré-convite deve conter as informações mais básicas da cerimônia: dia, local, horário e, claro, o nome dos noivos. Outros detalhes e enfeites, como frases, poemas, trechos de música e passagens bíblicas devem ficar para o convite de casamento oficial, em que os noivos terão mais espaço. Informações sobre trajes e acompanhantes também devem ficar para o convite oficial.

Tem que ser impresso?
Não! Aí que está uma grande vantagem do save the date: ele pode ser enviado virtualmente. Pela praticidade, muitos noivos optam por mandá-lo por e-mail, pelas redes sociais e até mesmo via WhatsApp! O save the date pode ser, inclusive, um pequeno vídeo do casal, ou uma fotografia/montagem.

Mas, é claro, um save the date impresso também é muito válido. Quando os noivos decidem por algo não-virtual, mas sim material, é possível transformá-lo em algo bem útil para o dia a dia do convidado, como um ímã de geladeira, marcador de livro, calendário ou item de decoração.

38 INSPIRAÇÕES DE SAVE THE DATE

Ímã de geladeira

Marcador de livro

Cartão impresso

Calendário

Fotografias/Montagens

Cartão postal/Ticket de viagem

Digital

Ufa! São muitas ideias… Agora você já tem váááárias inspirações e referências para arrasar no seu save the date!

Comentários