Você está pronta para dizer o tão esperado “sim” no altar, mas, até a chegada do Grande Dia, muitas coisas ainda precisam ser pensadas, planejadas e postas em prática. É uma longa jornada de organização de casamento, né?

Quer saber como passar por essa fase sem errar em coisas simples? Pois confira 8 dicas rápidas e essenciais para organizar seu casamento do jeito que você sempre sonhou!

organização de casamento: 8 dicas essenciais

Para uma boa organização de casamento é preciso se atentar a detalhes de diversos tipos: desde a escolha da data do casamento até a lista de convidados. Veja como:

1. Datas

Não é fácil decidir no calendário qual o melhor momento para o seu Grande Dia, né? Mas, tenha em mente algumas questões que podem te orientar a chegar à melhor decisão possível:

  • Não escolha uma data muito próxima, principalmente se você deseja uma cerimônia mais elaborada e que requer planejamento minucioso
  • Pense em uma data de 1 ano a 6 meses após o noivado
  • Fique atenta aos feriados: eles serão favoráveis ou não para a data de realização do casamento?
  • Um mês (ou estação do ano) específico é importante para o casal a ponto do casamento ser realizado em um de seus dias?

2. Lista de convidados

Não tem para onde fugir, pois esse é um dos itens mais importantes da organização do casamento!

Talvez você até se assuste com o tamanho da primeira versão da sua lista de convidados, pois nela dificilmente são usados critérios de seleção. Mas calma, priorizar algumas pessoas é necessário. Em ordem decrescente de prioridade a lista ficará assim:

  • Pais, irmãos e avós dos noivos
  • Melhores amigos e/ou padrinhos
  • Familiares (tios, sobrinhos, primos…)
  • Amigos dos noivos em geral
  • Amigos das famílias
  • Colegas de trabalho/faculdade

De acordo com a necessidade de diminuir a lista, vá retirando nomes das últimas categorias listadas, até encontrar o número ideal de pessoas com quem você compartilhará o seu Grande Dia.

Definir bem a lista de convidados facilitará outras etapas da jornada de organização do casamento que virão em seguida. Por isso, seja criteriosa!

Organização de casamento: 8 dicas rápidas que você precisa saber

3. Orçamento

Outra etapa crucial quando pensamos em organização de casamento: orçamento. Aqui, é preciso separar o “querer” do “precisar” e harmonizar tudo isso com o “quanto podemos e estamos dispostos a pagar?”. Uma conversa franca entre os noivos é um bom começo antes de partir para contas e tabelas.

Uma alternativa interessante para os noivos arcaram com os gastos do grande dia é optar por receber a lista de presentes em dinheiro. Algumas plataformas, como o WIllu, oferecem esta opção juntamente com o site de casamento.

4. Estilo do casamento

Como você imagina o seu Grande Dia? Pense: é importante definir isso o quanto antes! Afinal, a decisão de um estilo de festa vai implicar em várias outras questões, como na escolha da decoração de casamento. Harmonizar os muitos elementos do casório fica mais simples quando você tem um estilo para seguir. Alguns tipos de casamento bem queridinhos são:

decoração de casamento - Organização de casamento: 8 dicas rápidas que você precisa saber

5. Lista de contatos

Durante uma jornada de organização de casamento, os noivos terão que lidar com muitos fornecedores de produtos e serviços. Para não ter problemas na comunicação com eles, crie uma lista com todos os contatos necessários, decidindo se será melhor tê-la online ou impressa (por que não os dois?). Crie categorias como:

  • Tipo de serviço/fornecimento
  • Nome do responsável
  • Telefones (fixo, celular, whatsapp…)
  • Emails
  • Site
  • Endereço físico (se houver)

Se quiser ir além, junto aos contatos, adicione os prazos e os preços dos serviços correspondentes a cada fornecedor.

6. Etapas

Definir metas, objetivos e traçar etapas vai te ajudar a ter pelo menos o mínimo de controle sobre tudo que está acontecendo na organização do seu casamento. Para isso, conte com alguns recursos, como aplicativos, planilhas e checklists:

Organização de casamento: 8 dicas rápidas que você precisa saber

7. Local

Conheça bem o local de realização do casamento. Assim, você terá uma ideia de como ficará a decoração, se o ambiente vai mesmo acolher com conforto todos os convidados e, ainda, vai poder dar dicas aos convidados de como chegar rápido e com segurança ao local. Afinal, você vai conhecer como a palma da sua mão o lugar que vai abrigar o aguardado Grande Dia.

8. Apoio pessoal

É normal se sentir perdida na jornada de organização de casamento. Afinal, é o seu Grande Dia que está em jogo. Mas você não está sozinha! Além do auxílio de uma assessoria de casamento, você pode contar com o apoio de familiares e amigos bem próximos e de confiança.

Está em dúvidas sobre qual modelo de vestido de noiva escolher? Chama aquela amiga ou madrinha pra te aconselhar! Quer ajuda com o cardápio? Quem sabe a sua sogra não entende bem sobre alguns pratos especiais? Fale com ela! E, claro, esteja sempre em parceria com o noivo.

A jornada de organização de casamento não precisa (e não deve!) ser solitária, compartilhe-a com pessoas especiais <3

Organização de casamento: 8 dicas rápidas que você precisa saber

Comentários