Montar uma boa lista de convidados de casamento não é uma tarefa simples, e é algo que requer atenção, diálogo e muita organização dos noivos para dar certo. Acontece que nem sempre a quantidade de pessoas que o casal quer convidar para o Grande Dia corresponde ao orçamento que eles têm para isso, o que gera dores de cabeça e angustias para muitos noivos.

Pensando em ajudar os noivinhos com essa tarefa tão importante, o Willu reuniu hoje 4 dicas simples e práticas para quem está tendo que enfrentar a montagem e administração da lista de convidados !

Dicas para administrar a lista de convidados

As 4 dicas do Willu abrangem ações que os noivos podem seguir desde a montagem da lista até a confirmação de presença dos convidados. Legal, né?

1. Organize os nomes em categorias

Há muito jeitos de começar uma lista de convidados de casamento e a mais comum delas é noivo e noiva montarem listas separadas para posteriormente juntá-las para formar uma única grande lista e, só então, ver quais nomes realmente serão convidados ou não.

Seja seguindo esse processo de duas listas virarem uma ou não, a dica aqui é: ao listar os nomes dos possíveis convidados, separe e organize cada um em categorias. Entre outras coisas, essa divisão deve levar em consideração a proximidade do possível convidado e com o casal. A nossa sugestão de categorias é:

  • Pais, irmãos e avós dos noivos
  • Melhores amigos e/ou padrinhos
  • Familiares (tios, sobrinhos, primos…)
  • Amigos dos noivos em geral
  • Amigos das famílias
  • Colegas de trabalho/faculdade

A ideia é que após organizar os nomes, se o casal precisar diminuir a lista, vá cortando convidados de baixo para cima. Os nomes colocados nas categorias do topo são os que têm preferência na lista de convidados em relação aos que foram colocados nas duas últimas categorias, por exemplo.

Lista de convidados: 4 dicas para administrar a sua sem estresse

2. Deixe claro que convidado não convida

Pergunte a qualquer pessoa que se casou qual foi uma das principais razões dela em relação à lista de convidados e receba uma resposta quase unânime: convidados que convidam outras pessoas sem a autorização dos noivos.

Além do desconforto de ver uma pessoa que não foi convidada desfrutando de um momento particular e íntimo, os penetras ainda geram um custo muitas vezes inesperado para os noivos, já que a maioria dos serviços de casamento são contratados com base no número de convidados, como é o caso do buffet, por exemplo. Para evitar situações como essas, é importante que, com jeitinho e delicadeza, os noivos deixem claro para os convidados que eles não devem convidar outras pessoas sem a autorização do casal.

Além disso, outras soluções práticas são: enviar convites nominais e individuais, além de ter a lista de convidados na entrada do evento como forma de controle. Esses sãos esforços que, no fim do seu Grande Dia, terão feito muita diferença.

3. Use uma planilha

Já pensou que ter tudo organizadinho em um único lugar vai ajudar bastante na hora de controlar a quantidade de convidados, os convites que já foram entregues, quem confirmou presença e muito mais? Então, é óbvio que os noivos vão precisar se organizar em relação a isso, e a melhor opção é ter uma planilha para controlar a lista de convidados.

Há quem prefira anotar ao bom e velho estilo de caneta e papel. Contudo, pensando em ter mais praticidade para organizar as informações, o ideal é criar uma planilha virtual. Outra vantagem da planilha online é que o noivo e a noiva terão acesso até simultâneo ao conteúdo, agilizando o processo de organização. Além disso, a planilha virtual tem outro ponto positivo importante: segurança das informações. Imagina perder a folha onde vocês anotaram tudo… Não queremos isso!

E o casal não precisa criar tudo do zero, pois há na internet vááários modelos de tabelas grátis, inclusive aqui no Willu! Nós preparamos para download uma planilha de organização da lista de casamento que é simples, prática e bem intuitiva. Legal, né?

organização 2 - Lista de convidados: 4 dicas para administrar a sua sem estresse

4. Use o RSVP ativo

A sigla RSVP é a abreviação de uma expressão francesa que significa algo como: “por favor, confirme a sua presença”.  Com o RSVP passivo, os noivos aguardam a confirmação dos convidados. Já com o ativo, os próprios noivos entram em contato com os convidados para confirmar ou não a presença deles.

RSVP ativo do Willu

Um dos jeitos mais simples de utilizar o RSVP ativo é por meio de um site de casamento Willu. Ao criar o site de casamento,  os noivos têm acesso ao recurso de RSVP ativo através de ligações telefônicas automáticas. O casal cria a lista de contatos dos convidados de casamento, dispara as ligações com uma mensagem personalizada e, então, os convidados confirmam se vão ou não ao Grande Dia. E o melhor: dá para administrar todo esse processo através do celular, via app Willu, disponível para Android e iOS.

E aí, quais dessas dicas você já está usando para administrar a sua lista de convidados? Lembre-se que diálogo entre os noivos e organização são fundamentais administrar bem a lista e os convites de casamento! 😉

Comentários