Quando se fala em look para o casamento, uma dúvida frequente é: como escolher a gravata do noivo?

Para responder esse questionamento, alguns fatores devem ser levados em consideração, como a personalidade do noivo, o estilo do casamento, e a cor e o modelo do terno escolhido para a ocasião. A ideia é que todos esses elementos estejam em harmonia, dando ao noivo um look bonito e agradável ❤

Quais os tipos mais comuns de gravata do noivo?

O primeiro passo para escolher a gravata é conhecer os diferentes modelos da peça. Isso é importante para que o noivo entenda qual modelo fica melhor para o estilo dele e do casamento.

Geralmente, há 4 modelos de gravata do noivo, e nós vamos te explicar cada um deles:

Gravata Standart

A gravata do tipo Standart é mais larguinha que as demais. Esse modelo é ideal para ocasiões clássicas e formais, como casamento na igreja.

Gravata do noivo standart

Gravata Slim ou skinny

A gravata Slim se parece com a gravata Standart, mas ela é mais fina. Esse modelo fininho combina bem com casamentos mais jovens e informais como casamento na praia.

Gravata do noivo slim

Gravata borboleta

A gravata Borboleta é um clássico do vestuário masculino, e também é uma peça versátil: pode ser usada em ocasiões formais ou informais, tudo vai depender do estilo do noivo. Para os que são mais informais, a dica é dispensar o paletó e combinar a gravata borboleta com um suspensório.

Gravata do noivo borboleta

Gravata ponta reta

Entre os quatro modelos de gravata, o modelo Ponta Reta é o menos usado. Indicada para ocasiões informais, como casamento no campo, a gravata ponta reta geralmente é fina como a Slim, mas é feita de materiais mais diferenciados, tipo tricô e, obviamente, não tem a ponta em forma de seta.

Gravata do noivo ponta reta

gravata do noivo: Modelos “fora de moda”

Além dos 4 tipos mais comuns de gravata do noivo (Standart, Slim, Borboleta e Ponta Reta), há também modelos que são pouco usados ou que já são considerados “fora de moda”. Esse é  o caso das gravatas Plastron e Italiana, que já estiveram entre as queridinhas dos noivos, mas hoje estão em desuso.

Gravata do noivo Modelos fora de moda - Gravata do noivo: como escolher corretamente?

Gravata Plastron

A gravata Plastron é larga e volumosa, quase como se fosse um lenço dobrado, e não uma gravata. Os materiais mais comuns para este tipo de gravata são o cetim ou a seda. Geralmente, era utilizada por noivos que iriam ter casamentos formais e tradicionais.

Um diferencial da gravata Plastron é que ela requer algo que a prenda, devido às dobraduras e o volume. Para isso, são usados acessórios como broches ou alfinetes.

Gravata italiana

A gravata Italiana também é um modelo com muito volume, geralmente confeccionada com seda. O seu diferencial é que a parte superior da peça tem o tecido franzido, que é o que dá à peça o seu grande volume. A gravata Italiana é indicada para casamentos formais.

inspiração: gravata do noivo estampada

Pra além dos modelos tradicionais muitos noivos que não se prendem a formalidades e tradições de casamento têm optado por ousar na escolha da gravata, ousando nas cores e estampas.  Essa escolha deve dialogar bem com o estilo do noivo e também com o clima do casamento, que deve ser mais informal e descontraído.

Gravata do noivo estampada

para além da gravata: dicas para acertar no look do noivo

A gravata não é o único item no look do noivo, e é interessante tentar harmoniza-la com as outras peças do visual, como cintos e sapatos. Além disso, outros fatores como o tamanho do paletó podem interferir na montagem do look, e precisam receber certa atenção. Sobre isso, aqui estão algumas dicas rápidas e úteis:

  • Trajes escuros vão bem com gravatas em tons de cinza
  • As cores mais comuns para os sapatos do noivo são preto e marrom
  • O ideal é que os sapatos e o cinto estejam na mesma cor, e a gravata seja mais escura do que a camisa
  • Para encontrar a largura ideal do paletó, é preciso que o noivo consiga abrir os braços confortavelmente vestindo-o com os botões fechados
  • O comprimento do paletó deve ficar um pouco abaixo da linha do quadril
  • A gravata deve ir até o cós da calça
  • A ombreira do paletó deve estar alinhada aos ombros do noivo
  • O último botão do paletó não deve ser abotoado
  • O tamanho ideal para as mangas do paletó é na altura do pulso, deixando à mostra um pouco da camisa
  • A calça não deve cobrir muito os sapatos para evitar passar uma imagem de desleixo no look

Viu como escolher a gravata é apenas o primeiro passo na montagem do visual do noivo? O segredo é harmoniza-la com as demais peças, respeitando o estilo do noivo e do casamento, o que garantirá um look incrível para o Grande Dia ❤  Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então, comenta aqui pra gente saber!

Comentários