A troca de votos de casamento é um dos momentos mais importantes do Grande Dia, pois é quando os noivos oficializam seus sentimento e fazem suas promessas para um futuro a dois.

Até pela importância do momento, muitos noivos se veem perdidos na hora de escrever os votos, sem saber o que falar e por onde começar o discurso.

Se você também está com dificuldade, listamos aqui 4 dicas que vão te ajudar a escrever votos emocionantes.

1. Comece pela história do casal

Que tal começar a troca de votos relembrando um pouco como vocês se conheceram? Sem dúvidas esse é um ponto importante na história de vocês, e nada melhor do que compartilhar isso com os convidados do Grande Dia.

O primeiro encontro de vocês foi engraçado? Use o bom humor para contar. Foi amor à primeira vista? Pois aposte no tom romântico ao falar sobre isso.

Depois, se achar interessante, siga contando outros momentos interessantes que vocês viveram juntos: uma viagem, um jantar especial, uma aventura que viveram juntos ou um mico do casal.

2. Fale o que você gosta nele (a)

O sorriso? O jeito brincalhão? O modo como ri? O jeitinho como arruma o cabelo? Fale o que você gosta nele (a), o que torna essa pessoa tão especial a ponto de você querer dividir toda a sua vida com ela.

O contrário também é válido: cite em um tom humorado leve alguma mania estranha ou peculiar da pessoa, mas com a qual você já se acostumou: “eu te amo, apesar de você usar meias trocadas”, “eu te amo, apesar de você colocar maionese no feijão”.

3. Faça promessas

Não tem como esquecer das promessas, né? Afinal, a troca de votos é um momento de formalizar desejos para um futuro a dois. Seja sincero (a) ao dizer as promessas e olhe nos olhos da pessoa, se possível.

Exemplos de promessas para votos de casamento:

  • Eu prometo ser a sua melhor companhia
  • Prometo dizer que te amo todos os dias
  • Eu prometo estar com você nos momentos bons e ruins
  • Prometo te amar muito
  • Prometo te escutar, te apoiar e aconselhar
  • Eu prometo guardar todos os seus segredos

Fotos: Juliana Kneipp

4. Finalize com uma frase marcante

Para o toque final, diga algo marcante: um verso de poema ou música, uma frase que vocês dois gostam ou até mesmo uma citação do livro favorito da pessoa.

Escolha a citação com cuidado e tente dizer olhando nos olhos do outro, mesmo que você não tenha conseguido fazer isso no restante do texto, devido ao nervosismo.

A frase marcante também pode ser dita no começo dos votos, como um ponto de partida para que você desenvolva o seu discurso.

Algumas frases para votos de casamento:

“Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar” (Machado de Assis)

“Só se vê bem com o coração” (Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe)

“Às vezes, se apaixonar é a atitude mais corajosa que alguém pode ter” (Kiera Cass, A Coroa)

“Ainda bem que te encontrei. Agora sou mais feliz” (Thiaguinho, Ainda bem)

“Estranho seria se eu não me apaixonasse por você” (Cassia Eller – All Star)

“E cada verso meu será, pra te dizer que eu sempre vou te amar, por toda a minha vida” (Vinicius de Moraes, Por Toda A Minha Vida)

“Pra nós, todo o amor do mundo” (Los Hermano, Morena)

Use uma colinha

Na hora do nervosismo, é bom ter uma colinha para ajudar nos votos. Faça tópicos do que pretende dizer, mas procure não se prender a ele, olhe nos olhos da noiva/do noivo.

Se você prefere o improviso, deixe a colinha totalmente de lado, mas esteja seguro dessa decisão para não ser pego de surpresa pelo nervosismo do momento e esquecer tudo que iria falar.

Com uma pesquisa rápida você encontra caderninhos para votos de casamento que podem, inclusive, receber uma personalização com a identidade visual do seu casamento. Além de ser uma cola bonitinha, é possível guardar o caderno como recordação do Grande Dia.

Dicas rápidas para escrever os votos de casamento

Recapitulando as dicas e acrescentando outras:

  • Comece falando da história do casal
  • Fale o que gosta no noivo/na noiva (pode ser em forma de lista)
  • Faça promessas
  • Finalize com uma frase ou citação marcante
  • Revise o texto
  • Tente olhar nos olhos do outro
  • Tenha uma colinha, caso fique muito nervoso (a)
  • Tente não ultrapassar 2 minutos de discurso
  • Emocione-se, não tenha vergonha!

Agora é só colocar a mão na massa e preparar votos emocionantes que transpareçam todo o amor que existe entre vocês!

Comentários