Dicas para organizar um casamento são sempre muito bem-vindas, principalmente para os noivos que não vão poder contar com a ajuda de uma assessoria de casamento. Mas já podemos adiantar que planejamentoe organização são as palavrinhas mágicas para fazer o casamento dos sonhos acontecer (e sem estresse!).

11 dicas para organizar um casamento

1. Escolha uma boa data

Abril, maio, setembro e outubro são os meses queridinhos para quem quer casar, principalmente por causa do clima ameno, que favorece casamentos ao ar livre. Consequentemente, são os meses mais disputado e, por isso, tendem a custar mais caro.

Janeiro, fevereiro agosto, ao contrário, têm baixa procura e preços mais em conta. Contudo, é preciso cuidado, pois são meses que muitas pessoas estão de férias e podem não comparecer ao casamento.

2. Não marque o casamento muito em cima

Fora os casos excepcionais, é importante que os noivos reservem, no mínimo, 1 ano para organizar o casamento. Esse tempo é suficiente para que o casal planeje e execute os preparativos do Grande Dia com calma e sem muita pressa. Imagine organizar um casamento em apenas 2 meses… há quem consiga, mas é bom não arriscar, né?

11 dicas para organizar um casamento sem estresse

3. Seja sincera com o orçamento de casamento

Não adianta querer colocar mil e uma ideias em prática, se o orçamento que o casal tem não chega nem perto de bancar isso. Alinhar as expectativas com a realidade de quanto podem gastar é uma tarefa importante para que os noivos não extrapolem suas finanças e acabem iniciando a vida a dois cheios de dívidas. Essa é uma das dicas para organizar um casamento que deve ser levada mais a sério.

4. Defina bem a lista de convidados

Fechar a lista de convidados é uma das principais dores de cabeça que os noivos enfrentam. Por isso, para evitar estresse, é importante que o casal saiba bem quem quer convidar para a festa: a prioridade é sempre de familiares próximos e amigos.

Será preciso ter também um jeitinho especial para, eventualmente, explicar às pessoas que querem, mas não serão convidadas, os motivos para que elas não entrem na lista. Não convide ninguém por obrigação. Afinal, o casamento é o seu Grande Dia e você deve compartilhá-lo com pessoas especiais para você!

5. Crie um site de casamento

Os noivos modernos já sabem que a tecnologia vai ajudá-los a organizar um casamento sem estresse e que para isso é indispensável criar um site de casamento. Entre as vantagens estão: organizar as informações sobre o casamento, criar um espaço de memória para o casal e, claro, ter mais opções de interação com os convidados.

Na plataforma do Willu, os noivos conseguem testar o site de casamento gratuitamente por 15 dias, o que garante a eles a chance de ter uma adaptação tranquila com os recursos oferecidos.

computador1 - 11 dicas para organizar um casamento sem estresse

Leia também: Ebook definitivo sobre como criar o seu site de casamento

6. Pesquise referências dos fornecedores

Uma das dicas para organizar um casamento sem estresse é que o casal busque estar seguro quanto à qualidade e confiabilidade dos fornecedores. Para issso, é crucial que os noivos pesquisem bem as referências dos profissionais contratados. Aí vale vasculhar os perfis e as páginas deles na internet, ler comentários de outros clientes, pesquisar por possíveis denuncias…

7. Guarde todas as notas e os recibos

Melhor prevenir do que remediar, né? Então, para não ter o perigo de perder notas, contratos e recibos dos forncedores, guarde tudo organizadamente em uma pasta. Assim, tudo estará sempre ao alcance dos noivos e sem perigo de se perder em meio à loucura que é organizar um casamento.

8. Opte  pela lista de presentes em dinheiro

A lista de presentes em dinheiro é, sem dúvidas, o recurso que mais tem sido procurado por noivos que querem facilidade para eles e para os convidados. E, claro, é também uma das nossas principais dicas para organizar um casamento com praticidade.

o processo é simples: o casal define presentes virtuais com valores divididos em cotas, os convidados acessam a lista para comprar essas cotas e, em vez de receberem os presentes físicos, os noivos terão o dinheiro da lista diretamente na conta deles. Assim, o casal tem mais independência e autonomia, podendo usar o dinheiro em uma viagem de lua de mel inesquecível, por exemplo.

convite de casamento

9. entregue os convites no tempo certo

Assim como os noivos, os convidados também precisam de tempo para se organizar antes do casamento, principalmente quando a cerimônia é uma destination wedding. Assim, é importante não deixar para enviar os convites de última hora. Vale lembrar que enviar com muita antecedência também não é correto. Mas, então, quando entregar os convites?

Os convites para os padrinhos de casamento precisam ser entregues antes dos demais, cerca de 3 a 6 meses antes do casamento. Para o restante dos convidados, basta ser 1 ou 2 meses antes da data do casamento.

10.  Tenha uma checklist

Entres as dicas para organizar um casamento não poderia faltar a mais simples e valiosa: tenha uma checklist. você pode criar a sua própria checklist e fazê-la manualmente, baixar um aplicativo específico para isso ou até mesmo encontrar uma checklist de casamento para download. O importante é se organizar!

11. Use o RSVP ativo

O RSVP é um meio dos noivos saberem quais convidados poderão ir ao casamento e quais não poderão. Isso evita gastos desnecessários com buffet, por exemplo, além de poder abrir espaço na lista para outra pessoa.

Essa confirmação de presença pode ser:

  • RSVP passivo: os noivos enviam os convites com um cartão e esperam, até certa data, que os convidados enviem de volta dizendo se vão ao casamento.
  • RSVP ativo: os noivos entram em contato com os convidados e já sabem recebm resposta de confirmação na hora.

A vantagem do RSVP ativo é não esperar pelos convidados, que podem esquecer de mandar a confirmação. Hoje, esse recurso já está disponível de diversas formas como, por exemplo, através de ligações telefônicas automáticas. Nesse caso, os noivos gravam uma mensagem de voz, enviam aos contatos através de ligações automatizadas e recebem a confiramção de presença na hora. Ao criar um site de casamento no Willu, os noivos ainda têm a facilidade de acompanhar todas essas etapas através do aplicativo, diretamente no celular.

png 1 - 11 dicas para organizar um casamento sem estresse

E aí, pronta para fazer o seu casamento acontecer? Lembre-se que planejamento e organização são as palavrinhas mágicas! ❤

1 Comment

Comentários