Casamento à noite ou casamento de dia: qual o melhor horário para casar? Essa é uma das primeiras questões que os noivos terão que decidir na jornada de organização do Grande Dia. Alguns casais são certeiros quanto ao horário em que pretendem se casar, mas outros enfrentam um verdadeiro impasse neste quesito.

Cada um dos horários, dia ou noite, oferece vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta na hora de decidir em qual período do dia o casamento será realizado. Você sabe quais são esses pontos fortes e fracos? Vamos te contar agora!

O melhor horário para casar: antes de decidir, conversem!

Se os noivos são unânimes em querer casar em um horário específico, ótimo! Então, é só correr atrás de reservar horários e planejar a decoração de casamento de acordo com o horário escolhido.

Mas se não for o caso e o casal não conseguir entrar em um consenso, vamos ver agora como resolver a questão. Para isso, nada melhor do que colocar vantagens e desvantagens lado a lado e pensar bastante até decidir o melhor horário para casar.

De qualquer forma, assim como muitas outras que o casal vai enfrentar, a decisão do horário do casamento deve envolver muita conversa entre os noivos, para que tudo saia agradável aos dois no Grande Dia.

Casamento de dia: vantagens e desvantagens

O que há de melhor e o que não é tão bom assim em casar de dia? Seria esse o melhor horário para casar? Vamos ver:

Vantagens

  • Luz natural

Tudo que as fotos de casamento precisam para ter boas chances de dar certo é contar com uma iluminação amigável. Para isso, nada melhor do que a luz natural do dia, né? Essa iluminação será a melhor amiga do fotógrafo (e do seu álbum de casamento).

Além disso, se for um casamento na praia ou em qualquer outro lugar ao ar livre, casar durante o dia vai garantir uma decoração quase que toda natural. Se o lugar contar com uma bela paisagem, tudo ficará ainda mais bonito.

Dia ou noite: qual o melhor horário para casar?

  • Mais tempo de festa sem preocupações

O casamento diurno permite que os convidados curtam melhor o tempo de festa, sem preocupações em ter que voltar para casa em um horário perigoso. Principalmente nas grandes cidades, essa é uma questão importante a ser considerada.

Dia ou noite: qual o melhor horário para casar?

Desvantagens

  • Ter que acordar cedo

Para quem pensa em casar durante a manhã, é importante considerar que os noivos e os convidados terão que acordar bem cedo, principalmente para ter tempo de se arrumar.

O horário da manhã também pode não ser o melhor para convidados que não moram tão perto do local em que o casamento será realizado.

A noiva então, terá que ser uma das primeiras a acordar, já que o dia da noiva vai exigir um tempo considerável para que ela tenha tempo de se maquiar, fazer o penteado de noiva, vestir o vestido, calçar os sapatos, tirar fotos de making of

Dia ou noite: qual o melhor horário para casar?

  • Maiores gastos com buffet

Devido à correria para se arrumar logo, é provável que os convidados de um casamento realizado durante a manhã cheguem à cerimônia sem ter tido tempo para tomar café da manhã. Então, é natural que eles sintam mais fome. Logo, será responsabilidade dos noivos atender a essa necessidade dos convidados.

A proximidade com o horário do almoço também pode ocasionar mais gastos dos noivos com comidas e bebidas, já que é esperado que sejam servidas refeições completas, e não apenas lanchinhos.

cardápio para casamento de dia - Dia ou noite: qual o melhor horário para casar?

Casamento à noite: vantagens e desvantagens

Se o casal busca um casamento mais tradicional e chique, casar à noite pode ser uma boa ideia.

Vantagens

  • Decoração deslumbrante

Vocês desejam ter um casamento grandioso e com glamour? Então, um casamento noturno pode ser, sim, a melhor opção. À noite é possível investir em uma decoração mais ‘pomposa’, sem que fique parecendo algo exagerado.

decoração para casamento noturno - Dia ou noite: qual o melhor horário para casar?

Lustres, velas em candelabros e muitas lâmpadas vão ajudar a contornar a falta de iluminação natural e, por si só, já serão um toque a mais na decoração. Assim, um casamento clássico e tradicional tem tudo para dar certo à noite.

Dia ou noite: qual o melhor horário para casar?

  • Noiva em destaque (ainda mais!)

A noiva que vai se casar à noite não precisa ter medo de brilhar! Isso porque o casamento noturno permite que a noiva utilize, por exemplo, maquiagens mais marcadas e brilhantes. Afinal, à noite a noiva precisa estar com ainda mais destaque.

Isso abre margem também para um vestido de noiva mais trabalhado e, em complemento, acessórios que realcem bem e deixem a noiva elegante e destacada.

Dia ou noite: qual o melhor horário para casar?

Desvantagens

  • Horário reduzido

Não tem como escapar: a pior desvantagem de um casamento noturno é o tempo reduzido de festa. À noite, os convidados vão se preocupar muito com a volta para casa e, consequentemente, muitos deles vão embora cedo. Mesas e pista de danças vazias não são algo que os noivos esperam para o Grande Dia, né? :/

Além disso, se há crianças entre convidados, é possível que elas sintam mais a questão do horário e comecem a ter sono logo cedo.

  • Deslocamento

Ainda sobre a volta para casa, mesmo se os convidados ficarem até o fim da festa, é possível que eles encontrem dificuldades para voltar para casa, devido ao horário. Nesse caso, até mesmo pedir um táxi pode ser uma missão difícil (e cara), principalmente para quem não mora tão perto do local onde o casamento foi realizado.

MEIO-TERMO: CASAMENTO NO FIM DA TARDE

Se o casal não entrou em acordo, que tal aceitar um meio-termo casar à tarde, aproveitando o melhor do dia e da noite?

Em um casamento à tarde, a maioria dos problemas referentes ao outros dois horários está resolvida: os convidados não precisam acordar muito cedo e nem se preocupar em ir embora em horário perigoso, podem ser servidos lanches em vez de refeições completas, e por aí vai…

Em casamento realizados na praia ou ao ar livre, os noivos contarão ainda com o pôr-do-sol para deixar a cerimônia ainda mais romântica <3

casamento à tarde 1 - Dia ou noite: qual o melhor horário para casar?

Tendo o casal decidido o melhor horário para casar, será mais simples organizar a decoração e outras questões do Grande Dia. Lembre-se de que conversar é importante para chegar a uma decisão que agrade a todos 😉

Comentários