Quando se fala em organização do Grande Dia, uma dúvida recorrente entre os noivos é como fazer a decoração de casamento na igreja. Afinal, esse é um espaço especial e sagrado.

O que nem todos os novos sabem é que um bom caminho para iniciar a decoração do casamento na igreja é, justamente, conhecer as regras e orientações ditadas pela própria igreja acerca disso. Algumas igrejas limitam, por exemplo, a decoração do altar.

Outra questão acerca da decoração da igreja é o custo que isso terá no orçamento de casamento. Afinal, nesse caso, os noivos terão que arcar coma  decoração da igreja e de um segundo espaço, onde ocorrerá a festa/confraternização com os convidados após a cerimônia religiosa.

E aí, ficou curiosa para saber como fazer uma decoração de casamento na igreja que seja bonita, viável e dentro do seu orçamento? Então, se liga nas dicas e inspirações que separamos especialmente para te orientar nessa missão?

decoração de casamento na igreja: por onde começar?

Antes de tudo, se informe.

Isso mesmo, se informe! Como foi dito antes, algumas igrejas têm regras e normas que devem ser seguidas acerca da decoração de casamento. Essas normas são comuns também para vestimentas, alguns peças, como o vestido de noiva tomara que caia podem ser consideradas inadequadas ao ambiente.

Sobre a decoração, algumas igrejas, por exemplo, orientam os noivos acerca da altura dos arranjos de flores perto dos assentos dos convidados e limitam o que pode ou não ser adicionado na decoração do altar.

Então, é importante que os noivos estejam cientes das regras da igreja onde vão casar para não planejarem uma decoração linda, mas que, no fim, não será viável por não estar de acordo com as normas do ambiente.

Estar ciente do que pode ou não na decoração da igreja também poupará o casal de ter gastos desnecessários com itens decorativos que não serão aceitos na igreja.

3 dicas para acertar na decoração do casamento na igreja

Seguindo a orientação anterior, os noivos já estarão mais cientes do que vai ou não funcionar na decoração de casamento na igreja que eles têm em mente. Mas que tal algumas dicas que podem ajudar ainda mais nessa missão? Se liga:

1. Valorize o ambiente

Muitas igrejas já têm um ambiente incrivelmente bonito que os noivos podem (e devem valorizar). Vitrais, luzes,  pinturas, estátuas: tudo isso já garante um cenário encantador para a cerimônia religiosa.

Tendo noção do ambiente que a igreja já oferece, fica mais fácil dos noivos terem um ponto de partida para a decoração da cerimônia religiosa. Dependendo do caso, um decoração clean e simples já será suficiente para deixar tudo do jeitinho que os noivos querem.

Decoração de casamento na igreja: dicas e inspirações

2. invista nas folhagens

Muitos noivos sonham com uma decoração na igreja repleta de flores, com arranjos fartos e extravagantes. Contudo, nem sempre isso será um gasto viável para o casal e seu orçamento de casamento. Nesse caso, os noivos podem adaptar esse sonho. Mas como? A resposta é simples: investindo em folhagens.

Em geral, as folhagens custam menos do que as flores e, com bom gosto e criatividade, ficam tão lindas quanto. Aí basta que os noivos optem por flores menores (como a flor mosquitinho) ou em uma quantidade menor, deixando o verde das folhagens se destacar.

Decoração de casamento na igreja: dicas e inspirações
Decoração de casamento com a flor mosquitinho

Uma das escolhas mais tradicionais para decorar igrejas em casamentos é usar a combinação de verde e branco. Essa é uma aposta de paleta de cores clássica, com poucas chances de erro e que combina super bem com quem pretende usar as folhagens com destaque na decoração.

Decoração de casamento na igreja: dicas e inspirações
Decoração de casamento com folhagens

3. dê destaque ao altar

Se tiver de priorizar um ambiente da igreja, esse ambiente deve ser o altar. Afinal, é lá que os noivos passarão a maior parte da cerimônia e onde serão tiradas várias fotos para o álbum de casamento, inclusive a mais importante: da troca de alianças.

DECORAÇÃO DE CASAMENTO NA IGREJA: ideias e inspirações

E que tal ideias que vão te inspirar a pensar na sua decoração de casamento na igreja? Algumas dessas ideias são bem simples, mas, com criatividade, garantirão o cenário perfeito para a sua cerimônia religiosa.

luzes ou velas

Quer dar um up! no ambiente da igreja? Então, invista em luzes ou velas para incrementar a sua decoração de casamento e garantir um espaço mágico para a cerimônia.

Contudo, é preciso ter cuidado com o uso das velas para evitar incidentes. Sobre as luzes, principalmente se forem colocadas perto dos assentos dos convidados, é preciso ter atenção aos fios. Além disso, algumas lâmpadas ainda geram calor excessivo, o que pode gerar incômodos. Então, melhor pesquisar bem antes de contratar o serviço de iluminação, hein?

Decoração de casamento na igreja: dicas e inspirações

assentos dos convidados

Os assentos dos convidados podem receber um toque charmoso e simples. Basta decorar os bancos com pequenos arranjos e fitas ou rendas. É um detalhe delicado que deixa a decoração mais intimista e romântica.

Decoração de casamento na igreja: dicas e inspirações

Caminho até o altar

A decoração do caminho até o altar oferece opções para todos os tipos de gosto: do simples ao luxuoso. E, assim como o altar, merece uma atenção especial, pois também será um cenário importante para as fotos, como na entrada da noiva e na saída do casal.

Esse corredor pode receber o tradicional tapete vermelho ou, em para os casamentos mais luxuosos, há também a opção de optar por um material que reflete as pinturas do teto da igreja. Essa, inclusive, é uma tendência que se fortaleceu nos últimos anos.

Decoração de casamento na igreja: dicas e inspirações
Decoração de casamento com chão espelhado

Sobre os arranjos, o ideal é que não sejam tão altos, para não dificultara entrada da noiva, dos padrinhos e também a visão dos convidados que estão nos assentos. Para um toque mais romântico, pétalas de flores podem ser distribuídas no chão ao longo do caminho.

No caminho da noiva até o altar, luzes/velas também garantirão um toque a mais na decoração da igreja. E vale sempre lembrar: atenção redobrada com as velas e com os fios das luzes para evitar acidentes.

arco de flores

O arco de flores é outra ideia simples que garante um charme a mais para a decoração. O arco pode ser adicionado na entrada da igreja e até mesmo na própria porta de entrada.

Em casos em que for viável, o arco de flores pode ser colocado também perto do altar. Fica lindo ❤

Decoração de casamento na igreja: dicas e inspirações

Agora você já sabe: 1) antes de começar  a planejar a decoração da cerimônia religiosa, se informe com a igreja se não há algumas normas a serem seguidas; 2) Se tiver dúvidas entre quais cores usar, opte pelo clássico branco+verde e 3) uma boa iluminação faz toda a diferença no ambiente. Pronta pra decorar? 😉

 

1 Comment

  1. OLá. Fiquei muito interessado pelo seu post.Vou acompanhar ! Seu blog é TOP. Este tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

Comentários