A dança dos noivos é um dos costumes mais tradicionais de um casamento. É nesse momento em que o casal tem a primeira dança juntos, rodeados por familiares e amigos que prestigiam o Grande Dia.

Assim como outras tradições de casamento, a primeira dança sofreu mudanças e transformações ao longo dos anos, adaptando-se ao estilo dos diferentes casamentos e ao gosto dos noivos. Alguns casais, inclusive, decidem não realizar essa dança.

Para os noivos que optam por manter viva a tradição da primeira dança, algumas dúvidas e incertezas acerca do momento podem gerar desconforto e até insegurança. A preocupação mais comum é de não saber “dançar bem”.

Para evitar inseguranças, é importante que os noivos escolham uma música e uma coreografia que sejam confortáveis para ambos e, claro, que façam sentido para eles, tornando esse momento especial e único para o casal.

dança dos noivos - Dança dos noivos: dicas e inspirações

Dança dos noivos: esclarecendo as principais dúvidas

Como e quando começar a se preparar para a primeira dança a dois?

A melhor forma de se preparar para o momento da dança a dois é contar com a ajuda de alguém que entenda do assunto.

A ajuda é bem-vinda principalmente se o casal pretende fazer uma coreografia coletiva e longa, com muitos passos a serem decorados e sincronizados. Nesse caso, 2 meses devem ser suficientes para deixar todos preparados. A grande dificuldade é que essas danças envolvem mais pessoas além dos noivos, podendo ser difícil encontrar horários de ensaio que sejam compatíveis para todos.

Se os noivos querem algo simples e rápido, os ensaios podem começar 1 mês antes do casamento, ou até menos que isso, já que o ritmo de ensaios vai variar de acordo com cada casal. Apesar de optarem pela simplicidade na dança, se os noivos estiverem inseguros ou com dúvidas acerca da coreografia, contratar um profissional também é uma boa ideia para adquirir segurança e confiança.
Dança dos noivos: dicas e inspirações

A primeira dança dos noivos deve ser uma valsa?

Em geral, sim. Mas, apesar da valsa ser uma das principais tradições de casamento, ela não é regra! Os noivos podem se identificar mais com outro ritmo de dança e, se for do desejo deles, usá-lo para substituir a valsa. O casal também pode iniciar a coreografia com uma valsa clássica e, no meio da dança, mudar de ritmo.

Há algumas vantagens a serem consideradas a respeito da valsa: além de clássica, ela é um estilo de dança mais democrático, já que não exige passos muito elaborados e tem um ritmo mais lento. Essas características facilitam a vida de noivas e noivos que não têm muita habilidade para dançar e diminuem as chances de erro durante a dança.

Por outro lado, é possível que a valsa não combine com o estilo de muitos casamentos. Um casamento na praia, por exemplo, pode apresentar uma primeira dança dos noivos mais descontraída e informal, não sendo cabível uma dança com valsa. Já se o casamento é clássico, a valsa é uma ótima opção.

Quanto tempo deve durar a dança dos noivos?

Se os noivos não têm muita habilidade com dança ou não prepararam uma coreografia muito elaborada, a dança pode durar cerca de 3 minutos, que é o tempo médio de uma música.

Mas se o casal é mais ousado e quer dançar por mais tempo, até mesmo em parceria com padrinhos e madrinhas, a dança pode durar muito mais. Nesses casos, há coreografias que chegam a 10 minutos ou até a 15.

Como escolher a música para a primeira dança dos noivos?

A forma mais simples de dar segurança aos noivos na hora da dança é escolher uma música que tenha significado pra eles. Conhecer a música que vai dançar e gostar dela torna o momento ainda mais especial.

Alguns artistas são bem conhecidos por suas músicas que embalam vários casais, como Ed Sheeran, Elton John, Nando Reis, Cassia Eller, John Legend e Christina Perri.

Sempre há as “músicas do momento” e é preciso que o casal pense bem antes de optar por uma delas para o momento da primeira dança. O que é divertido para os noivos hoje pode não fazer sentido para eles posteriormente.

dança dos noivos1 - Dança dos noivos: dicas e inspirações

Posso não realizar a primeira dança?

Sim! Hoje em dia, os casais repensaram as tradições de casamento e as adaptaram ou até mesmo deixaram de lado as que não fazem sentido para eles. Há noivas que não jogam o buquê, que não atrasam a chegada na igreja…

Os noivos precisam pensar no que será confortável para eles e, se a primeira dança não os agrada, é compreensível que eles não realizem este momento no casamento. Afinal, o Grande Dia é único, e o casal não precisa fazer algo apenas para cumprir protocolos.

Inspiração: 3 diferentes estilos de dança dos noivos

Com os casais adaptando de diferentes formas a primeira dança dos noivos, há muitas inspirações para quem está se preparando para esse momento especial, independentemente se a proposta do casal é ousada ou mais clássica.

Valsa simples e lenta



Vídeo: Casamento Raiza e Gerim / Reprodução

Uma coreografia simples e romântica, uma música emocionante e a harmonia do casal: a receita para uma primeira dança dos noivos encantadora.

Valsa + diferentes ritmos



Vídeo: Casamento Daniele e Diordson / Realiza Filmes

Um estilo de dança que se tornou bem comum nos casamento é o que se inicia com os noivos em uma valsa lenta e segue com eles dançando diferentes ritmos com várias músicas mixadas e coreografias engraçadas.

Noivos dançando com os padrinhos



Vídeo: Casamento Maíra e Hidek / StudioCG

As danças dos noivos com os padrinhos se tornaram virais nos últimos anos: duelos entre madrinhas e padrinhos, coreografias engraçadas e muita agitação para o Grande Dia.

Danças em conjunto, além de darem mais segurança aos noivos e aos padrinhos, garantem bons momentos de união e diversão para todos. E, claro, a dança coletiva animará os convidados.

 ___

Divertida, clássica, agitada, em conjunto ou a dois: não importa o estilo da dança, desde que os noivos estejam felizes e confortáveis. Fazer a dança apenas para seguir um protocolo pode não ser a melhor saída, gerando desconfortos no casal.

Assim, cabe aos noivos, se decidirem realizar a primeira dança, escolherem algo que seja interessante e tenha sentido para eles. Aí é só ensaiar, relaxar e curtir esse momento especial do Grande Dia.

Comentários