Para muitos noivos, o convite de casamento é o primeiro contato com os convidados, principalmente se eles optarem por não enviar o save the date, que é o pré-convite. Então, é muita responsabilidade elaborar esse item que vai ser tão importante na comunicação entre o casal e as pessoas com quem eles querem compartilhar o Grande Dia.

Quais informações devem ter prioridade? O texto deve ser formal ou informal? O nome dos pais deve aparecer no convite? Qual fonte é mais adequada? Calma! Selecionamos dicas e inspirações que vão te ajudar a criar o seu convite do jeito certo!

CONVITE DE CASAMENTO: QUAIS INFORMAÇÕES COLOCAR?

A missão do convite é informar bem o convidado sobre como será o seu casamento, começando por dados básicos como o dia, horário e local da cerimônia e da festa.

Fique atenta às informações importantes que você deve adicionar ao seu convite de casamento:

  • Nome dos noivos
  • Dia, horário e local do casamento
  • Informações sobre confirmação de presença / RSVP
  • Site do casamento (se houver)
  • Nome dos pais dos noivos (opcional)
  • Informações sobre trajes (opcional)
  • Informações sobre o convidado levar ou não acompanhantes e crianças (opcional)

CRIANDO O CONVITE

Agora que você já sabe quais informações vai adicionar ao seu convite de casamento, é importante pensar na parte visual dele, desde a escolha do estilo até as fontes e caligrafias a serem utilizadas.

Pense no estilo

Para definir o estilo do seu convite é preciso pensar acerca do estilo do casamento: ele será clássico ou moderninho? Refletir sobre isso facilita a elaboração do convite, tanto na parte visual quanto na parte escrita. E aí será simples saber, por exemplo, se o texto vai ser mais formal ou descontraído.

Convites mais tradicionais trazem o nome dos pais dos noivos, de forma que pareça que eles estão convidando as pessoas para o casamento dos filhos. Isso ocorre principalmente quando os pais contribuem muito para a realização da cerimônia.

Outra tradição bem comum é que o nome da noiva venha antes do nome do noivo. Os convites mais modernos geralmente dispensam essas formalidades.

Como criar um bom convite de casamento

Escolha as fontes do convite

A parte visual do convite vai variar de acordo com o estilo definido na dica anterior, mas uma regrinha é geral, independentemente de qual seja o tipo do convite de casamento: a fonte escolhida deve ser legível.

As tipografias cursivas com caligrafias cheias de curvas e linhas são um clássico que gostamos muito, mas é preciso cuidado para não cometer deslizes com essa escolha. Afinal, de que adianta uma fonte muito enfeitada, se o convidado não conseguir ler o que foi escrito?

Uma dica simples de comunicação visual é optar por, no mínimo, duas fontes: uma mais elaborada e outra bem simples e legível. A primeira pode ser usada no nome dos noivos e em outros detalhes, geralmente em frases curtas. Já a segunda fonte serve para blocos de texto mais extensos e informações importantes, como datas e horários.

Além disso, é importante verificar se as fontes escolhidas contém caracteres especiais, como acentos e vírgulas.

Dicas de fontes para convite de casamento

A internet disponibiliza uma infinidade de fontes gratuitas (e lindas!) que você pode baixar para utilizar na criação do seu convite. Confira 4 opções que selecionamos especialmente para isso:

Como criar um bom convite de casamento

Adicione frases, trechos de músicas ou versículos ao seu convite

O casamento deve sempre transmitir a essência dos noivos. Afinal, eles vão celebrar o amor que os uniu em uma bela cerimônia. Então, por que não trazer frases, trechos de música e versículos para o convite de casamento?

As opções são infinitas! Na hora da escolha, é importante que o casal selecione algo que tenha significado para eles, como a frase de um livro que ambos leram ou um verso da música que embalou o romance dos dois.

convites de casamento 8 - Como criar um bom convite de casamento

COMO E QUANDO ENTREGAR OS CONVITES DE CASAMENTO

Agora que você já criou um lindo convite de casamento, é bom pensar em como será feito o envio, porque não adianta ter caprichado horrores no convite para, no fim, ele chegar às mãos do convidado com dobras, arranhões e outras imperfeições causadas por uma entrega descuidada.

Enviando pelos correios

Se for enviar pelos correios, coloque o convite dentro de um envelope grande, daqueles simples que encontramos nas papelarias. Dessa forma, o envelope oficial ficará mais protegido contra manchas e arranhões. Essa forma de envio pode gerar um pouco de preocupação, já que não é possível controlar exatamente quando o convite será recebido pelo destinatário.

Entregando pessoalmente

Entregar os convites pessoalmente é uma experiência muito interessante para os noivos e para os convidados, além de ser um momento de muita emoção.

Se essa entrega pelos próprios noivos for mesmo possível, é importante que os convites sejam guardados em uma pasta de plástico ou caixa para evitar que um descuido possa amassar ou sujar o material.

Quando entregar os convites

Os convites dos padrinhos de casamento devem ser entregues sempre antes dos convites para os demais convidados. Esse prazo pode variar entre 3 e 6 meses antes do casamento. Para os outros convidados, entregar 1 ou 2 meses antes é suficiente.

No caso de destination wedding, os prazos para a entrega dos convites é maior: 8 meses para o convite dos padrinhos e, no mínimo, 6 meses para o restante dos convidados.

Nesse caso, é recomendado o envio de um save the date, pois ele informa a todos sobre o casamento com ainda mais antecedência, o que é importante em uma destination wedding que requer reserva de hotel e compra de passagens.

21 INSPIRAÇÕES DE CONVITES DE CASAMENTO

convites de casamento 1 - Como criar um bom convite de casamento convites de casamento 2 - Como criar um bom convite de casamento convites de casamento 3 - Como criar um bom convite de casamento convites de casamento 4 - Como criar um bom convite de casamento convites de casamento 5 - Como criar um bom convite de casamento convites de casamento 6 - Como criar um bom convite de casamento convites de casamento 7 - Como criar um bom convite de casamento

Ufa! Agora você já sabe o que não pode faltar na hora de criar um lindo convite para o seu casamento: as informações essenciais e uma aparência visual legível. E essas inspirações todas, hein? Muito fofas <3

2 Comments

  1. Marcílio Guimarães Reply

    Muito boas as dicas, parabéns! Gostaria de saber informações a cerca de tamanhos ideais para os convites, dimensões mais indicadas para os tipos de convites.

    • willu Reply

      Olá, Marcílio. Pensaremos em como fazer um post abordando os tamanhos dos convites e tudo mais. Obrigada pela sugestãoe pelo comentário! 🙂

Comentários