A primeira impressão é a que fica, e quando se fala do Grande Dia, o convite de casamento é essa primeira impressão. O que pode acontecer é que com a empolgação, os noivos acabem por cometer alguns equívocos, comprometendo a boa impressão desse primeiro contato com os convidados.

Os erros mais comuns envolvem deslizes com a gramática e má comunicação visual, devido à escolha equivocada de cores ou tipografias (fontes). Em casos mais graves, há erros na divulgação de informações importantes, como o local, o dia ou o horário do casamento.

Além de possíveis constrangimentos, erros em convites podem gerar gastos inesperados para o orçamento de casamento. Dependendo do caso, será preciso imprimir novos convites ou contratar serviços extra.

Então, listamos 5 dicas para não errar na elaboração do convite de casamento e, claro, para deixar aquela ótima primeira impressão sobre o seu Grande Dia.

Convite de casamento: 6 principais erros e como evitá-los

Convite de casamento: x principais erros e como evitá-los

Os principais erros nos convites de casamento ocorrem por diferentes motivos, desde a falta de atenção até um mau planejamento por parte dos noivos. Mas, ao conhecer esses erros, fica mais fácil evitá-los.

1. CONVITE ILEGÍVEL

O que pode acontecer: é possível que, na ânsia de ter um convite de casamento bonito e cheio de detalhes, os noivos acabem por exagerar em brilhos, texturas, cores e até mesmo tipografias que podem tornar o conteúdo do convite ilegível.

Como evitar: ao elaborar os convites, é interessante que o casal já tenha uma identidade visual do casamento bem definida. Com a ajuda de um designer, a combinação de cores, tipografias e demais detalhes terá uma boa harmonia, evitando equívocos na comunicação visual.

Basicamente, um bom convite de casamento conta com pelo menos duas tipografias, uma mais enxuta e outra mais decorativa. A fonte enxuta deve ser simples e bem legível, já que será utilizada para blocos de texto. Já a tipografia decorativa, que deve ter mais detalhes visuais do que a outra, será usada, por exemplo, no nome dos noivos.

convites de casamento 22 - Convite de casamento: 6 erros que você deve evitar

2. Erros na impressão

O que pode acontecer: ao imprimir os convites, os noivos podem ter um resultado diferente do esperado, principalmente tratando-se de cores. Isso ocorre porque o sistema de cores digital (RGB) é diferente do sistema para impressão (CMYK).

Isso significa que as cores vistas no arquivo digital do convite não serão reproduzidas de forma totalmente fiel na impressão. As cores que mais sofrem com isso são o verde, o vermelho e o azul, bases do sistema RGB.

Outra boa alternativa é pedir à gráfica uma amostra do convite para avaliação. Esse serviço pode ser pago como serviço extra, mas dará aos noivos mais segurança para seguir com a impressão dos demais convites.

convites de casamento 18 - Convite de casamento: 6 erros que você deve evitar

Como evitar: contar com a ajuda de um profissional pode ser um bom investimento para evitar estresses futuros. Isso porque o profissional terá capacidade de aproximar o convite digital do resultado da impressão.

Mas é importante saber que, devido aos diferentes sistemas de cores, o resultado da impressão nunca será totalmente igual ao arquivo digital. Por isso, a experiência de um profissional é importante para evitar transtorno aos noivos.

3. Erros gramaticais (ou de digitação)

O que pode acontecer: durante a elaboração do convite, é muito comum que os noivos deixem passar alguns erros de gramática ou até mesmo de digitação. Se isso não for corrigido a tempo, é provável que os convites sejam impressos com o erro.

Como evitar: os noivos devem revisar bem o conteúdo do convite e, se tiverem dúvidas, pesquisar sobre o assunto. Também é sempre possível conversar com um ou outro amigo que entende mais sobre isso e tirar as dúvidas sobre o texto do convite.

4. QUANTIDADE ERRADA DE CONVITES

O que pode acontecer: os noivos podem acabar imprimindo mais ou menos convites do que o necessário. No caso de imprimir menos convites, a situação é mais complicada, pois o casal terá que arcar com impressões extras, o que pode comprometer parte do orçamento de casamento.

Como evitar: antes de imprimir os convites, os noivos devem estar com a lista de convidados bem definida. Dessa forma, o casal terá maior segurança sobre a quantidade de convites a ser impressa.

Convite de casamento: 6 principais erros e como evitá-los

5. Excesso de conteúdo

O que pode acontecer: pode ocorrer dos noivos se empolgarem, enchendo o convite de casamento com muitas informações desnecessárias, deixando em segundo plano o conteúdo que deve ser essencial a qualquer bom convite de casamento.

Como evitar: é importante que os noivos mantenham o foco no que realmente precisa ser comunicado: informações de local, data e horário. Frases, trechos de música e outros textos decorativos só devem ser acrescentados com muita cautela.

É uma regra de etiqueta e bons modos não citar a lista de presentes no convite. Inserir essa informação pode ser considerado deselegante. A melhor alternativa para isso é incorporar a lista de presentes ao site de casamento e, só então, adicionar o endereço do site no convite.

De forma geral, as informação mais importante de um convite de casamento são:

  • Nome dos noivos
  • Dia, horário e local do casamento
  • Informações sobre confirmação de presença / RSVP
  • Site do casamento (se houver)
  • Nome dos pais dos noivos (opcional)
  • Informações sobre trajes (opcional)
  • Informações sobre o convidado levar ou não acompanhantes e crianças (opcional)

 

convites de casamento 6 - Convite de casamento: 6 erros que você deve evitar

6. DEIXAR TUDO PARA A ÚLTIMA HORA

O que pode acontecer: em meio a tantas tarefas da jornada de organização do casamento, é possível que o noivos acabem se enrolando com os prazos adequados para encomendar e, consequentemente, entregar os convites.

Além de causar possíveis transtornos aos convidados, principalmente aos que moram longe, os convites de última hora também podem gerar um gasto extra no orçamento do casal, já que a impressão terá que ser feita com mais urgência.

Como evitar: o melhor para os noivos se organizarem é aderir a uma checklist de casamento. Assim, a encomenda/entrega dos convites será feita com certa tranquilidade, no tempo certo. Além de que as demais tarefas do casamento também estarão em ordem.

A entrega dos convites aos convidados pode ser feita 1 ou 2 meses antes do casamento. Já a entrega dos convites para padrinhos de casamento deve ocorrer mais cedo, de 3 a 6 meses antes. Assim, todos terão tempo hábil para se organizar e comparecer ao Grande Dia.

Convite de casamento: 6 principais erros e como evitá-losAgora você já conhece os principais erros cometidos na elaboração do convite de casamento. Com atenção e planejamento, dá para evitá-los e, claro, deixar aquela ótima primeira impressão sobre seu Grande Dia 🙂

Comentários