É normal, todo casal que decidiu se casar já teve a mesma dúvida: “como organizar um casamento?”. São várias coisas a serem pensada e decisões que precisam ser tomadas, o que pode ser bem confuso e estressante para os noivos que não estão preparados para lidar com isso.

Mas, uma hora ou outra, os noivos precisarão arregaçar as mangas e começar a organizar o tão sonhado Grande Dia.

Vestido de noiva, convite de casamento, save the date… Afinal, por onde começar? Calma! Listamos aqui os 5 primeiros passos para qualquer casal que quer organizar um casamento. Confere aí! 😉

Como organizar um casamento começando do zero: os 5 primeiros passos

1. Definir o estilo do casamento

O primeiro passo é responder uma pergunta simples: como vocês querem que seja o Grande Dia?

Em seguida, é bom que os noivos se questionem um pouco mais: Vai ser casamento na praia ou casamento no campo? É o estilo do casal fazer uma destination wedding ou preferem se casar na cidade em que moram mesmo? Os noivos preferem casar de dia ou de noite? E, claro, vai ter casamento civil no cartório? O religioso vai ser na igreja? Ou os dois juntos?

Decoração de casamento na igreja: dicas e inspirações

Sabemos que são muitas perguntas, mas elas são necessárias para que o casal consiga ter uma visão inicial do que querem para o Grande Dia. Para isso, é preciso que os noivos conversem e entrem em consenso quanto às preferências e o estilo que eles têm.

Alguns casais preferem contar com a ajuda de profissionais para não se perder durante a organização do casamento. Nesses casos, contratar uma boa assessora/cerimonialista pode ser o melhor caminho.

Mas para os noivos que vão ter que eles mesmos arregaçar as mangas e colocar a mão na massa (haha), alguns links sobre organização de casamento podem ser bem úteis:

2. Definir um orçamento de casamento

Outro passo importante para começar a organizar o Grande Dia é definir um orçamento de casamento. Essa não é uma tarefa fácil e requer trabalho conjunto dos noivos.

Agora que o casal já tem uma ideia do que quer para o casamento (depois de ler a primeira dica deste post) é importante dividir tudo que foi pensado em uma lista simples: coisas indispensáveis que não podem faltar no casamento e coisas que, se necessário, podem ser deixadas de lado facilmente.

Após definir o orçamento, os no noivos podem começar a procurar possíveis fornecedores para o casamento. É importante lembrar que, nessas horas, é essencial que o casal pesquise várias opções, tanto para garantir a qualidade dos serviços prestados, quanto para não ter gastos maiores do que o esperado. Então, a palavra-chave aqui é: pesquisa.

Como organizar um casamento? Saiba os 5 primeiros passos

3. Montar a lista de convidados

Este é um dos passos mais importantes na organização do casamento e deve ser pensando pelos noivos o quanto antes, já que é a lista de convidados definirá o tamanho da festa, a quantidade de mesas a serem alugadas, o valor a ser gastos com buffet e por aí vai…

Muitos noivos vão se surpreender com a primeira versão da lista de convidados que farão, que tende a conter muuuuito nomes, mesmo que esta não seja a intenção do casal. Por isso, os noivos devem montar a lista de convidados de casamento de acordo com a seguinte lógica de prioridade:

  • Pais, irmãos e avós dos noivos
  • Melhores amigos e/ou padrinhos
  • Familiares (tios, sobrinhos, primos…)
  • Amigos dos noivos em geral
  • Amigos das famílias
  • Colegas de trabalho/faculdade

Para reduzir a lista, basta ir retirando nome das categorias, sempre de baixo para cima, seguindo a ordem de prioridade dos convidados. Um casamento intimista ou mini wedding, por exemplo, não teria convidados nas 3 últimas categorias.

A todo momento a lista de convidados deverá estar em harmonia com o orçamento de casamento. Por isso, o controle do número de convidados deve ser criterioso e receber atenção especial dos noivos.

Como organizar um casamento? Saiba os 5 primeiros passos

4. Criar um site de casamento

Não tem como fugir: atualmente, se um casal busca uma boa organização do Grande Dia, ele precisa da ajuda de um site de casamento. É através dele que os noivos se comunicarão diretamente com os convidados, por exemplo. Mas há muito mais mais por trás do site de casamento.

Com um bom site de casamento, os noivos podem criar uma lista de presentes em dinheiro, o que pode ser muito vantajoso. Com esta lista, em vez de receber itens para o lar, o casal recebe valores em dinheiro, através de cotas dadas pelos convidados.

Com o dinheiro arrecadado no site, os noivos têm liberdade para usá-lo da forma que for melhor para eles: mobilhar a casa nova, investir, pagar fornecedores do casamento, ter uma viagem de lua de mel inesquecível… Legal, né?

lista de presentes em dinheiro willu casamentos - Como organizar um casamento? Saiba os 5 primeiros passos

Quer uma plataforma segura e simples para criar um site de casamento? A nossa dica para isso é o Willu Casamentos, pois, além de criar uma lista de presentes personalizadas, os noivos ainda podem contar com uma funcionalidade bem interessante, que é a confirmação de presença dos convidados através do RSVP ativo.

Esse recurso do aplicativo Willu permite aos noivos disparar ligações automáticas pedindo que os convidados confirmem ou não a presença no casamento. Lembra que falamos da importância de controlar bem a lista de convidados? O RSVP ativo vai justamente ajudar nessa missão.

Lua de mel barata: 5 dicas e destinos para economizar na viagem

5. Seguir uma checklist

A dica de seguir uma checklist parece óbvia, mas muitos noivos acabam deixando de lado. Ter uma lista com todas as tarefas que serão realizadas ao longo da organização do casamento é uma ajuda e tanto para qualquer casal.

A checklist deve conter as obrigações do noivo, da noiva e de ambos, distribuídas ao longo dos meses que antecedem o casamento. E há diversas formas de fazer isso, já que alguns aplicativos são específicos para isso e há sites de casamento que também disponibilizam esse recurso (como é o caso do Willu!).

Mas ter uma lista de tarefas impressa também é possível. Aqui mesmo no blog, já disponibilizamos uma checklist de casamento que você pode baixar e imprimir ou até mesmo usar como inspiração para fazer a sua própria lista.

Leia também: 9 dúvidas sobre casamento que todo mundo tem

organização - Como organizar um casamento? Saiba os 5 primeiros passosPronto! Agora, com organização e planejamento, organizar um casamento passa a ser uma tarefa mais leve e produtiva para os noivos ❤

Comentários