O casamento no campo é a principal escolha para os noivos que pretendem casar ao ar livre e com um clima mais intimista e romântico. Assim, para esses casais, o Grande Dia pode ser organizado em diferentes lugares, como fazendas, chácaras, sítios e ranchos.

São várias as vantagens de casar no campo, mas a principal delas, é claro, é o contato com a natureza e o clima bucólico do campo. Isso faz do casamento uma experiências ainda mais única e especial para os noivos e convidados.

Outro ponto positivo de casar no campo é poder contar com um ambiente natural e com belas paisagens, o que já enriquece (e muito!) a decoração de casamento. Afinal, os ambientes campestres contam com várias belezas naturais.

Pensando em que busca esse clima bucólico para o Grande Dia, preparamos um guia completo e cheio de detalhes para quem deseja organizar um casamento no campo inesquecível. É o seu caso? Então, segue com a  leitura!

RANCHO, CHÁCARA, SÍTIO OU FAZENDA: QUAL O MELHOR LUGAR PARA UM CASAMENTO NO CAMPO?

A primeira dúvida que surge para noivos que pretendem casar no campo é: qual o melhor lugar para realizar o casamento? Afinal, são muitas opções, como ranchos, chácaras, sítios e fazendas.

O primeiro passo para sanar essas dúvidas é entender a diferença entre cada um desses ambientes. Segundo um site especializado:

  • Rancho é o menor espaço entre as 4 opções e, geralmente, localiza-se perto de um rio ou lago. A principal função de um rancho é proporcionar lazer.
  • Já a chácara é uma propriedade  maior que o rancho e localiza-se perto das cidades.
  • O sítio caracteriza-se, principalmente, por ser mais distante do ambiente urbano.
  • A fazenda é o maior dos espaços e, geralmente, conta com estrutura para plantações e criação de animais.

noivos casamento no campo 7 - Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Normalmente, o rancho ou a chácara são as melhores escolhas para quem busca casamentos simples, intimistas no estilo mini wedding. No caso do rancho, por ser um ambiente já comumente usado para lazer, os noivos poderão contar com um espaço previamente mais preparado para a recepção e cerimônia. Já as chácaras oferecem a vantagem da proximidade com a cidade.

Se os noivos buscam proporcionar uma experiência ainda mais imersiva aos convidados, o sítio e a fazenda se mostram boas opções. Afinal, essas propriedades são mais distantes do ambiente urbano, contando com um ambiente campestre mais consolidado.

No caso do casamento realizado na fazenda, dependendo da proposta de festa dos noivos, os convidados ainda poderão ter contato com alguns animais criados na propriedade, o que seria uma experiência a mais para eles.

QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA CASAR NO CAMPO?

Por ser realizado ao ar livre, o casamento no campo merece atenção especial dos noivos ao que se refere ao horário de realização da festa.

Casamentos realizados durante a manhã ou à tarde podem pedir cuidados extras com o conforto dos convidados. Dependendo da região em que ocorrerá o casamento, as temperaturas durante esses horários tendem a ser altas, causando incômodos.

Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Por outro lado, os casamentos realizados durante o dia contam a vantagens da iluminação natural, o que garantirá belas fotos para o álbum de casamento, destacando o ambiente e a natureza ao redor. Mas, para isso, é bom evitar os horários em que o sol está mais forte: das 11h às 13h.

Casamento noturnos têm a vantagem de contar com temperaturas mais amenas. Mas, na falta da iluminação natural, a decoração pode (e deve) contar com diferentes fontes de luz, o que deve aumentar os gastos do orçamento do casal.

Outra desvantagem do casamento noturno no campo é a possível maior presença de de mosquitos e insetos.

Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Assim, para decidir qual será o melhor horário para casar no campo, os noivos devem pesar vantagens e desvantagens até chegarem a um consenso.

CASAMENTO NO CAMPO: DECORAÇÃO

Pensar na decoração é uma das partes mais divertidas de casar no campo. Afinal, com um cenário natural, são muitas as possibilidades de decoração. Assim, caberá aos noivos decidirem a que mais os agrada.

Casamento simples no campo

Esse estilo de decoração deve ser enxuto, deixando o protagonismo para o ambiente natural do campo. Então, flores menores e menos itens de decoração darão um charme minimalista e delicado ao casamento.

Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Por exigir menos itens decorativos, é possível que a decoração do casamento simples no campo possa ser feita pelos próprios noivos, o famoso DIY (do it yourself), ou “faça você mesmo”. Isso pode ajudar o casal a economizar, contribuindo para manter um bom orçamento de casamento.

Para Talita e Roberto, que casaram em 2017, foi importante o fato de eles mesmos (com ajuda de amigos) terem cuidado de cada detalhe do casamento em uma chácara, no município de Campo Largo, no Paraná.

“A natureza foi nossa melhor decoração […] fizemos questão de, nós mesmos, criar a decoração. E foi muito legal nos envolvermos tanto na realização disso”.

casamento talita e roberto - Casamento no campo: guia completo para organizar o seu
Casamento Talita e Roberto

Casamento rústico

O casamento rústico no campo tem tudo para ser lindo! Afinal, a decoração rústica combina bastante com o ambiente campestre.

A principal dica para a decoração de casamento rústica é investir em muitos itens de madeira: caixotes, mesas, painéis, suportes para flores, pallets, banquinhos… são muitas opções. Dois materiais que podem dar um charme interessante aos itens de decorativos de madeira são os barbantes e fios de palha.

noivos casamento no campo 12 - Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Casamento boho

Muito parecido com o casamento rústico, o casamento boho também pede uma decoração com muitos itens de madeira. O grande diferencial será a mistura de muitas cores alegres no restante da decoração. Para isso, as flores serão um espetáculo à parte.

O casamento boho também abre espaço para uma decoração repleta de folhagens e pedras. As folhagens podem ser distribuídas em guirlandas e arcos, o que consiste, inclusive, em uma das principais tendências para casamento em 2019.

Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA ORGANIZAR UM CASAMENTO NO CAMPO

Por ser uma festa em ambiente aberto, assim como o casamento na praia, o casamento no campo tem especificidades que devem receber atenção especial dos noivos durante toda a organização do Grande Dia.

Localização

Como visto anteriormente, alguns lugares para realização do casamento no campo são mais distantes do ambiente urbano, como é o caso dos casamentos realizados em sítios e fazendas.

Assim, os noivos devem estar atentos à localização e, principalmente, às formas de acesso do local escolhido para o casamento.

noivos casamento no campo 14 - Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Lugares distantes e inacessíveis aumentam as chances de que convidados faltem ou se atrasem demais para a cerimônia. E não é isso que queremos, né?

Ambientes para a cerimônia

Ao escolher o espaço para a realização do casamento em ambiente campestre, é importante que os noivos estejam atentos às possíveis mudanças de clima na região, preparando-se para imprevistos que podem ocorrer devido a essas mudanças.

Se a região onde o casamento ocorrerá tem um clima extremo ou propício a mudanças bruscas, a dica principal é optar por instalar tendas ou outro tipo de estrutura para proteger os convidados da chuva ou do sol forte.

Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Conforto dos convidados

Em um casamento a céu aberto, vários fatores podem vir a causar desconforto aos convidados e até mesmo aos noivos, como a presença de mosquitos e insetos, a incidência de temperaturas altas ou a dificuldade para caminhar na grama com certos sapatos.

Especialmente em casamentos realizados de manhã ou à tarde, os noivos devem preparar espaços especiais para garantir o conforto dos convidados, como ambientes cobertos por tendas e mesas com refrescos à vontade.

Dependendo do orçamento do casamento, os noivos podem oferecer welcome bags aos convidados, contendo itens como:

  • protetor solar
  • toalhinha de rosto
  • repelente
  • leque
  • chinelos

CASAMENTO NO CAMPO: COMO ELABORAR O CARDÁPIO IDEAL?

O cardápio para um casamento no campo pode variar de acordo com o estilo da festa e o horário em que ela será realizada.

De forma geral, um casamento no campo pede comidas leves e bebidas refrescantes. Assim, investir em sucos naturais e pratos com frutas pode ser uma boa opção.

Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Partindo dessa dica geral, caberá ao casal adaptar o cardápio para o orçamento e para o estilo de casamento desejado.

CONVITES PARA CASAMENTO NO CAMPO

Os convites para casamento no campo devem trazer aos convidados uma prévia do clima bucólico que o Grande Dia terá. Assim, flores, barbantes e detalhes rústicos são boas opções para os noivos adicionarem ao convite ou até mesmo ao save the date, se optarem por fazer um.

Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Leia também:

CASAMENTO NO CAMPO: IDEIa PARA AS LEMBRANCINHAS

Assim como os convites de casamento, é interessante que as lembrancinhas de casamento também reflitam o clima campestre do Grande Dia.

A ideia principal para lembrancinhas de um casamento no campo é oferecer justamente plantinhas ou sementes aos convidados. Uma tendência que já é bem conhecida no mundo dos casamentos é distribuir suculentas em vasinhos decorados.

noivos casamento no campo 5 - Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Look dos noivos para casamento no campo

Um casamento realizado no campo permite que o look dos noivos seja mais leve e descontraído, o que pode significar também maior conforto para eles durante o Grande de Dia.

noivos casamento no campo 4 - Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

vestido de noiva para casamento no campo

O vestido de noiva ideal para quem vai casar no campo deve ser leve e delicado, dando liberdade à noiva para se manter confortável durante toda a festa. Assim, modelos mais soltinhos são bem-vindos.

Para as noivas que não fazem questão de seguir a tradição dos vestidos longos, optar por um vestido de noiva curto ou com fendas é totalmente aceitável.

Sobre o material de confecção da peça, o vestido de noiva com renda também e uma opção interessante, podendo combinar com o clima mais romântico do casamento no campo.

Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Maquiagem e penteado de noiva para casamento no campo

Os penteados para noivas que vão casar no campo tendem a ser mais informais, sejam eles com os cabelos soltos ou presos.

Penteados com tranças ou um coque mais soltinho, justamente com o uso de uma tiara de flores, darão o toque alegre ao look da noiva.

Para a maquiagem, a pele mais básica, com bochechas rosadas e batons em tons de vermelho e rosa, dará à noiva uma aparência saudável, alegre e jovem. Tudo a ver com o clima leve do campo!

casamento no campo 2 - Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Look do noivo

No casamento campestre, o noivo pode abrir mão dos ternos, uma forma de entrar no clima descontraído do campo. Mas, se optar por usar, a dica é investir em peças com cor, fugindo do tradicional preto/cinza.

A lapela também merece uma atenção especial, podendo receber as mesmas flores usadas na decoração do casamento.

Casamento no campo: guia completo para organizar o seu

Como vimos, o casamento no campo tem um clima leve e romântico que vai desde a decoração de casamento até os mínimos detalhes do look da noiva. Esse tipo de casamento oferece a experiência perfeita para quem busca intimismo e bastante contato com a natureza durante o Grande Dia. Um amor, né?

 

Comentários