Já pensou em casar na praia? Pés na areia, ventinho no rosto, o som do mar ao fundo… apesar do aspecto minimalista, planejar um casamento na praia não é simples e muitos cuidados devem ser tomados durante todo o processo de organização.

Em um casamento realizado na praia a decoração tem que resistir ao vento e à maresia, o conforto dos convidados deve ser garantido e o cuidado pela preservação da natureza do espaço utilizado deve ser levada em consideração.

Pensando nesta importante jornada de planejamento, preparamos um guia completo para te ajudar a organizar um inesquecível casamento na praia, com dicas práticas e muuuitas inspirações para decoração, lembrancinhas, convites e outros detalhes!

COMO ORGANIZAR O CASAMENTO NA PRAIA

Escolha o lugar e o tempo certos

Escolha bem o lugar, de preferência, um que signifique algo para o casal. Mas outras questões devem ser levadas em consideração na hora da decisão, como, por exemplo a acessibilidade e o estado de limpeza/conservação da praia.

Dê preferência às praias que não ficam superlotadas de turistas, mas, se o local escolhido é muito badalado mesmo, tente organizar o casamento na época de baixa temporada. No Brasil, em geral, essa época corresponde a duas estações que favorecem as cerimônias ao ar livre por oferecerem temperaturas mais amenas. São elas:

  • Primavera: de setembro a novembro
  • Outono: de março a maio

Contudo, deve-se observar sempre as características climáticas específicas de cada cidade, que podem variar, mesmo em determinada estação do ano.

Não esqueça das autorizações, burocracias…

Dependendo do local escolhido, algumas burocracias podem ser necessárias. Se o casamento será realizado “com o pé na areia”, é importante que os noivos se informem na prefeitura da cidade sobre possíveis autorizações exigidas para o uso do espaço público.

Procure se informar com antecedência, de 1 a 6 meses antes do casamento, para não comprometer a viabilidade do Grande Dia acontecer na praia. Além disso, é bom se preparar para arcar com eventuais taxas.

Os noivos ainda devem fazer visitas constantes ao local antes do casamento. Isso vai ajudar a ter uma noção do espaço a ser usado, do número de convidados que será possível receber confortavelmente e, claro, o que pode ser pensado para a decoração, com base nas características do lugar.

Cuidado com o horário do evento

Não é recomendado se expor ao sol no período que vai das 10 às 16 horas. Preze pelo bem estar de todos que participarão do casamento, evitando estes horários, mesmo que você planeje colocar tendas e áreas cobertas no evento.

Além disso, será necessário conversar com o fotógrafo para entender em quais horários a iluminação melhor favorece a qualidade das fotografias. Provavelmente, o período de fim de tarde será a melhor escolha, por um motivo especial: o pôr do sol.

Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

Na fotografia, a hora que antecede o pôr do sol é chamada de golden hour (“hora de ouro”), caracterizada por ótimas condições de iluminação. Com a luz do sol mais dourada e com o céu cheio de cores e nuvens, o resultado final será incrível!

Garanta o conforto dos convidados

O clima da praia leve descontraído, mas traz também a necessidade de ter alguns cuidados que garantam o conforto de todos que vão comparecer ao casamento.

Para começar, o quanto antes deixe claro para os convidados que o casamento será realizado na praia. Você pode comunicar isso já no save the date, ou só no convite de casamento mesmo. O importante é reforçar a informação para que os convidados tenham o cuidado de escolher roupas leves e confortáveis.

De maneira geral, você pode organizar um bom espaço de recepção, garantindo o conforto das pessoas ao longo de todo o evento. Nesse espaço, indique onde os convidados podem deixar os sapatos e pegar leques, por exemplo.

casamento na praia2 1 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

Forneça também as chamadas welcome bag, que são pequenas bolsas (ou kits) com produtos que serão úteis aos convidados durante o casamento. Alguns itens muito comuns nas welcome bags são:

  • repelente
  • protetor solar
  • leque
  • chinelo
  • garrafinha com água
  • chapéu de praia
  • canga, toalha de rosto ou lenço

Uma welcome bag não precisa conter tudo isso ao mesmo tempo, embora as dos pais, avós e padrinhos sejam mais caprichadas e fartas do que as demais. Veja quais itens serão indispensáveis para o dia, horário e local do seu casamento.

É importante lembrar que produtos como o repelente e o protetor solar devem estar em mini embalagens, com quantidade suficiente para uso individual.

casamento na praia1 1 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

Escolha um cardápio diversificado

É normal (e esperado) que o cardápio de um casamento na praia conte com frutos do mar e outros alimentos refrescantes. Combina com o clima do casório!

Mas é importante oferecer outras opções aos convidados, principalmente porque é comum que pessoas sejam alérgicas a frutos do mar, então, pense nelas com carinho na hora de montar o menu do casamento. Você pode, inclusive, perguntar aos convidados com antecedência quais deles são alérgicos.

casamento na praia3 1 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

Pense na preservação da praia

A praia é um ambiente natural, e deve ser respeitado. Por isso, cuidado com os impactos que o casamento pode ter na preservação e limpeza do lugar. Cuide para que lixeiras estejam acessíveis aos convidados, evitando que materiais sejam descartados na areia e no mar. Se for usar balões, opte pelos biodegradáveis. Essas pequenas atitudes são muito importantes.

Serviços extra

Realizar um casamento na praia pode gerar algumas necessidades que o casamento em ambiente fechado não demanda:

  • Segurança: apesar da autorização, a praia continua sendo um espaço público, e qualquer pessoa continua tendo o direito de circular por lá. Assim, é importante investir em um serviço de segurança particular.
  • Iluminação: a golden hour é maravilhosa, mas é preciso pensar nas fotos que serão realizadas após esse horário. Garanta que a iluminação do local será adequada, invista em muitas luminárias e, claro, converse com o fotógrafo para que ele não seja pego de surpresa, e para que ele prepare os equipamentos certos para a ocasião.

SAVE THE DATE E CONVITE

É bacana que o save the date e o convite já estejam no clima do casamento na praia. Algumas ideias interessantes são enviar o convite com uma pequena concha ou estrela-do-mar, ou ainda criá-lo no formato da própria concha. O estilo “mensagem na garrafa” também é muito criativo! Alguns noivos já enviam também um pequeno leque de papel, algo simbólico. O que vale é soltar a criatividade!

casamento na praia4 1 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

DECORAÇÃO

A decoração de um casamento na praia pode ser aconchegante, divertida e/ou minimalista. Varia muito de acordo com a proposta dos noivos para o Grande Dia.

Alguns noivos optam por investir em espaços cobertos e bem decorados, com tendas, barracas com mesas e cadeiras. Já outros escolhem algo mais simples, com puffs e almofadas na areia/grama e uma decoração mínima.

Minimalista

O minimalismo combina perfeitamente com m casamento “pé na areia”, principalmente se o casório conta com uma lista de convidados reduzida. A decoração nesse estilo pode usar e abusar de recursos naturais: folhas, flores, galhos de árvore, pedrinhas…

casamento na praia5 1 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

Decoração de luxo

Casar na praia também pode ser luxuoso. Para isso, a decoração pode contar com grandes tendas, muitas luzes, cadeiras e, claro, mesas fartas.

casamento na praia6 1 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

Decoração descontraída

Casar na praia é uma experiência única e divertida. Para ter uma decoração nesse clima, cores vibrantes e lugares acolhedores e confortáveis são uma boa aposta.

casamento na praia7 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

Detalhes

Não importa qual estilos de decoração você escolha (minimalista, de luxou ou descontraída), os docinhos e as lembrancinhas podem ser uma parte interessante dela! O bolo também será um item a mais na decoração. Para isso, solte a criatividade!

casamento na praia8 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

LOOK DA NOIVA

O visual da noiva que decide se casar na praia deve ser leve e confortável. O vestido geralmente conta com detalhes em renda, apliques de pérolas, transparências e até fendas na saia. Há ainda quem opte pela praticidade do vestido de noiva curto.

Para quem vai casar com os pés na areia, há acessórios que dão um charme a mais no look. Pode ousar sem medo, viu?

casamento na praia9 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

LOOK DO NOIVO

A leveza também se aplica ao visual do noivo, que pode investir em peças com tecido leves, acompanhadas de um suspensório ou sem nenhum cinto e adereço a mais. Para os que não dispensam o terno (ou mesmo o colete), cores claras como azul e até mesmo o branco são bem-vindas.

casamento na praia10 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

Mais detalhes

O buquê de noiva e a lapela do terno do noivo podem receber elementos que os identifique ainda mais com o casamento na praia. Adereços com conchas, por exemplo, são fofos e delicados.

casamento na praia11 - Casamento na praia: guia completo para organizar o seu

Agora você já sabe que planejar um casamento na praia requer organização e muita atenção. Afinal, todo cuidado com o Grande Dia é pouco! Quer mais inspirações? Visite nosso perfil no Pinterest 😉

Comentários