As alianças de casamento representam muito bem a união e o amor de um casal, e são um item que ficará com eles durante toda a vida de casados.

Elas são peças resistentes, mas é preciso que também recebam cuidados especiais para que durem muito tempo em bom estado. O contato com produtos químicos e o uso durante atividades físicas podem comprometer esse símbolo tão importante para o casamento.

Leia também: Mini guia para escolher a aliança de casamento perfeita

Alianças de casamento: quando não usar

Sabemos a importância da aliança de casamento, mas em algumas situações é preciso retirá-la a fim de preservá-la e, em alguns casos, preservar o seu dedo também.

As principais situações em que é recomendado evitar o uso da aliança:

  • Na academia ou ao se exercitar

O contato da aliança com a alguns dos equipamentos da academia, como os pesos, pode gerar danos graves à peça. Além disso, o suor pode fazer com que a aliança deslize do seu dedo.

  • Ao entrar no mar e em piscinas

Além do risco de perder a aliança enquanto se banha, a própria água do mar pode ser prejudicial à joia.

Já nas piscinas, a pior ameaça à qualidade da aliança de casamento é o cloro presente na água, que pode corroer a peça.

  • Quando for manusear alguns produtos

Produtos de limpeza, produtos químicos para cabelo ou até mesmo pasta de dente podem causar danos na aliança de casamento. Use luvas, se não quiser tirar o anel.2 4 - Dicas e cuidados para preservar as alianças de casamento3 4 - Dicas e cuidados para preservar as alianças de casamentoDicas e cuidados para preservar as alianças de casamento8 4 - Dicas e cuidados para preservar as alianças de casamento

Dicas para cuidar melhor das alianças de casamento

As alianças merecem cuidados desde a limpeza até a hora de guardá-las. A pele dos seus dedos também precisa de atenção.

Cuidado ao guardar a aliança

Tenha um lugar especial para guardar a aliança quando precisar retirá-la nas situações de risco que já comentamos. Em casa, guarde-a sempre no mesmo local, para criar um hábito e evitar esquecimentos de onde guardou a joia.

Nada de receitas caseiras

Uma das piores coisas que você pode fazer às alianças de casamento é aplicar nelas misturas de receitas caseiras.

A maioria dessas receitas tende a danificar a joia, em vez de preservar e cuidar. É o caso da pasta de dente, muito comum em receitas caseiras que prometem ressaltar o brilho do ouro, mas, na verdade, tornam a aliança opaca e com aspecto desgastado.

5 4 - Dicas e cuidados para preservar as alianças de casamento7 4 - Dicas e cuidados para preservar as alianças de casamento

Visite o joalheiro

Para garantir cuidados seguros para as alianças de casamento, vá ao joalheiro quando perceber que as peças precisam de retoque e polimento. Mais uma vez: evite as receitas caseiras e procure os profissionais especializados.

Não passe muito tempo sem tirar a aliança

Procure não passar longos períodos sem tirar as aliança, pois isso pode prejudicar a pele que fica em contato direto com o anel. Com o tempo pode haver acúmulo de suor, sabonete, creme e outras substâncias entre a pele do dedo e a aliança.

6 4 - Dicas e cuidados para preservar as alianças de casamento

Alianças com diamantes e outras pedras merecem mais atenção

Alguns modelos de aliança contam com diamantes e outras pedras, o que vai demandar ainda mais cuidados, como: evitar passar cremes enquanto estiver usando a peça e evitar dormir com a aliança, para que as garrinhas que prendem o diamante não enrosquem no lençol.

cuidados com as alianças de casamento - Dicas e cuidados para preservar as alianças de casamento

Agora você já sabe: cuide bem das alianças de casamento, não faça receitas caseiras para limpá-las, visite um joalheiro para fazer o polimento e, claro, guarde-as com carinho! <3

Comentários