Você está a mil por hora planejando muitas coisas para o casamento, certo? Padrinhos, convites, lista de convidados, local da festa… são muitas etapas para deixar tudo do jeitinho que você sempre sonhou! Mas algo nessa jornada merece uma atenção e um investimento especiais: o álbum de casamento. Afinal, você vai querer guardar para sempre as inesquecíveis lembranças do seu Grande Dia.

É provável – muuuito provável – que a hora de escolher as fotos que irão para o álbum seja um pouco difícil. Serão vários registros lindos desse momento especial na sua vida e escolher entre eles não será fácil. Por isso, listamos 8 dicas práticas para te ajudar a montar o seu inesquecível álbum de casamento.

PRÉ-CASAMENTO: PLANEJAMENTO

1. Invista em qualidade

Você até pode querer economizar em alguns itens do casamento, mas o álbum não deve ser um deles. E para ter um bom álbum, é preciso ter boas fotos.

O Grande Dia será um momento único na sua vida. Então, não dá para arriscar que memórias tão especiais não sejam registradas adequadamente. Após as celebrações, você vai desejar recordar cada detalhe do casório.

Basta uma pesquisa rápida para encontrar casos de casais que se decepcionaram com o trabalho fotográfico do casamento. Por isso, procure bons profissionais, investigue trabalhos anteriores, veja qual fotógrafo tem um estilo parecido com o que você gosta e, se concluir que o serviço é de confiança e de qualidade, invista.

2. Converse com o profissional

Após escolher o profissional responsável pela cobertura fotográfica, é importante alinhar suas expectativas com o serviço que ele pode oferecer. Converse, conte qual será o estilo do casamento, diga quais tipos de foto você espera e troque ideias com ele sobre o que pode ser feito para que você tenha o que espera – ou algo bem próximo a isso.

Álbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seu

Para ajudar o fotógrafo, organize um momento para que ele visite o local da festa/cerimônia com antecedência. Essa simples atitude permitirá que ele se familiarize com o ambiente, com a iluminação e, dependendo de quando ocorrer a visita, com a decoração. Assim, ficará mais fácil para que ele planeje melhor as fotos que pretende fazer, preparando os equipamentos certos para a ocasião.

NO GRANDE DIA

3. Valorize o making of

Com as emoções à flor da pele, muitas noivas podem se empolgar com os registros da cerimônia/festa e esquecer de um momento mágico: o making of. Esta é a etapa em que você está sendo arrumada para o seu Grande Dia e preparada para viver uma nova fase da vida.

Provavelmente você também estará na companhia de mulheres incríveis, como sua mãe, avó e/ou tia, além, é claro, de estar rodeada pelas madrinhas. Então, por que deixar esse momento ritualístico passar em branco?

Peça ao fotógrafo que chegue com antecedência para cobrir o making of e diga a ele que é importante para você ter registros desse momento. O resultado final pode render fotos intimistas, emocionantes e descontraídas.

Quando estiver pronta, curta o clima de pré-cerimônia e faça um mini ensaio com o look completo. Você vai querer lembrar de como estava linda.

lbum de casamento 1 - Álbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seu

Não esqueça de também valorizar o making of do noivo, afinal, esse também é um momento muito importante para ele. Depois, com o álbum de casamento em mãos, será divertido um ver como o outro estava enquanto ambos permaneciam separados à espera de se unirem no altar.

lbum de casamento 1 1 - Álbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seu

4. Equilibre: Fotos posadas x fotos espontâneas

É quase unânime a preferência por fotos espontâneas. Quem não gostaria de ter um registro de um sorriso ou abraço especial, sem ter que se preocupar com poses e ângulos?

Fotos assim trarão dinamicidade e irreverência para o álbum de casamento, afastando a sensação de engessamento que a maioria das fotos posadas transmitem.

lbum de casamento 4 - Álbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seu

Mas é preciso equilíbrio. Então, pode ser necessário preparar melhor algumas fotos, pensando em algumas poses e em um ângulo legal. Pense nos registros que você fará com os seus sogros, por exemplo: deve haver uma certa formalidade, né?

Por isso, repito: equilíbrio. Tenha, sim, fotos dançando loucamente com os padrinhos do casamento, mas, também, fotos arrumadinhas para a sua mãe guardar no porta-retrato da sala.

lbum de casamento 2 - Álbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seu lbum de casamento 3 - Álbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seu

PÓS-CASAMENTO: OBJETIVIDADE

5. Tenha critérios para selecionar as fotos

O fotógrafo fez mil fotos e todas ficaram lindas? Então, é provável que a sua missão fique mais difícil, já que você não poderá incluir todas no álbum de casamento, tendo que selecionar as melhores das melhores das melhooores fotos. Já está sentindo uma dorzinha no coração? Eu estou.

Aqui estão algumas dicas para criar critérios de seleção:

  • Defina temas e divida os registros: apenas fotos da entrada da noiva, apenas fotos da primeira dança do casal, apenas fotos da troca de alianças… depois, selecione as que melhor representam cada um desses momentos;
  • Não quer excluir fotos dos parentes? Pois escolha algumas em que o maior número deles aparece de uma só vez. Sabe aquele casal de tios que você tanto ama? Eles não precisam ter uma foto individual no seu álbum de casamento se há outras em que, além deles, primos, sobrinhos e outros parentes importantes também aparecem. Priorize as fotos mais gerais! O mesmo se aplica a outros grupos de convidados: amigos, padrinhos, etc;

  • Valorize o seu momento favorito! Protocolos sugerem algumas porcentagens para cada tipo de foto que deve ir para o álbum: 10% para making of, 60% para momentos tradicionais da cerimônia, como corte do bolo, entrada da noiva, jogada do buquê e afins. Os outros 30% seriam para a descontração da festa. Isso pode ser um bom guia, mas, só os noivos sabem bem quais momentos foram ainda mais especiais, merecendo um espaço no álbum que talvez não se encaixe nas porcentagens.

6. Monte uma narrativa

Sabe aquela foto de um momento muito específico, de um olhar ou de um sorriso que você lembra exatamente o que estava pensando no segundo em que a foto foi tirada? Valorize-a! Imagine-se daqui a alguns anos contando para as pessoas como aquela foto é especial e única no seu álbum.

lbum de casamento 5 - Álbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seu

7. Pense na organização

Para organizar as fotos, o caminho é simples: siga a ordem cronológica. Contudo, nada impede que você use a criatividade para mudar isso um pouco. Pode ser legal que alguns momentos específicos do casamento recebam fotos “em sequência”, como se uma mini cena estivesse sendo mostarda. A troca das alianças é um bom exemplo para receber essa atenção especial.

Álbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seuÁlbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seuÁlbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seuÁlbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seuÁlbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seuÁlbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seu

8. Cuidado com o material das fotos e do álbum

Assim como você investiu na qualidade das fotos, aposte em materiais de boa qualidade para preservar essas memórias especiais por muito tempo. Peça para que todas as fotos sejam impressas em papel fotográfico original, e não em papéis similares.

lbum de casamento 7 - Álbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seu

Com o tempo, pode ser que algumas fotos desbotem ou manchem se o material não for de qualidade. O mesmo serve para o álbum que, inclusive, pode seguir a identidade visual do casamento, com as mesmas cores e estampas. Mas isso não é regra, e o importante é que o resultado final seja especial para os noivos.

Álbum de casamento: 8 dicas práticas para montar o seu

Em resumo: o álbum de casamento é a história do seu Grande Dia! Como você deseja que ela seja contada?

Comentários