Dúvidas sobre casamento são normais entre os casais que decidiram subir ao altar. Afinal, a tarefa não é simplesmente organizar um casamento, mas sim o casamento dos sonhos!

As mais dúvidas sobre casamento mais comuns envolvem a quantidade de lembrancinhas e docinhos que precisa ser encomendada, como escolher o vestido de noiva e quando começar a entregar os convites de casamento. Muita coisa, né?

Mas calma, lá! Reunimos aqui as neste post as 9 dúvidas sobre casamento mais comuns que atormentem a mente de qualquer casal que está preparando o Grande Dia. E, claro, esclarecemos todas essas dúvidas! ❤

Dúvidas sobre casamento: esclarecendo as 9 mais comuns

Por onde começara organizar o meu casamento?

As dúvidas sobre casamento começam do básico: o que fazer primeiro para organizar o Grande Dia? E esse questionamento é bem comum, já que todos querem ter o casamento dos sonhos, mas poucos sabem o que é necessário para que isso se realize.

Aqui no blog, já falamos sobre os 5 primeiros passos para organizar um casamento, que são:

Todos esses passos estão interligados e são dependentes um do outro, consistindo no básico do básico para os noivos organizarem o próprio casamento.

9 dúvidas sobre casamento que todo mundo tem

Como fazer a lista de convidados?

A lista de convidados é uma das principais dúvidas de casamento. A lista é muito importante para os noivos, já que ela será responsável por alguns dos maiores gastos do casal, interferindo diretamente na quantidade de lembrancinhas de casamento que será preciso encomendar, no tamanho do espaço de realização da festa, na quantidade de comida servida pelo buffet…

Então, pode ser difícil para os noivos controlar a lista para mantê-la dentro do orçamento de casamento. Para evitar isso, é interessante que os noivos comecem a adicionar nomes na lista seguindo esta ordem de preferência:

  • Pais, irmãos e avós dos noivos
  • Melhores amigos e/ou padrinhos
  • Familiares (tios, sobrinhos, primos…)
  • Amigos dos noivos em geral
  • Amigos das famílias
  • Colegas de trabalho/faculdade

Caso a lista fique maior do que o esperado, os noivos devem ir retirando nomes de acordo com as categorias listadas, de baixo para cima. Tudo ficará mais fácil se o casal tiver uma planilha para organizar a lista de convidados.

Ao optar por um casamento mais simples e intimista, por exemplo, é possível que algumas pessoas questionem o porquê de não terem sido convidadas. Nesse caso, os noivos devem manter a calma e explicar que optaram por uma festa mais íntima, apenas com familiares e amigos mais próximos.

9 dúvidas sobre casamento que todo mundo tem

Como calcular a quantidade de docinhos para os convidados?

Uma das principais dúvidas de casamento é acerca da quantidade de docinhos de casamento necessária. Esse número vai variar de acordo com o estilo e a duração da festa e, claro, de acordo com a lista de convidados também.

Em média, costuma-se encomendar uma quantidade suficiente para cada convidado ser servido com 5 docinhos. Contudo, essa é uma média muito genérica que serve apenas como base para os noivos terem noção de quantos doces encomendar.

Então, caberá ao casal avaliar junto ao fornecedor se a quantidade de docinhos a ser encomendada deve ser maior ou não do que essa média de 5 doces por convidado. A quantidade final também deve levar em consideração uma pequena margem a mais de doces, já que alguns convidados tendem a extrapolar um pouco.

Quanto à variedade dos doces, a média para um casamento de 100 pessoas é servir 3 diferentes tipos de doces ao longo da festa. Mas, mais uma vez, este é apenas um número que serve de base, já que caberá aos noivos avaliar as necessidades específicas do próprio casamento.

9 dúvidas sobre casamento que todo mundo tem

Preciso contratar uma assessoria de casamento?

Assessorias de casamento são uma grande ajuda na organização do Grande Dia, já que os serviços prestados ajudam os noivos a otimizarem tempo e dinheiro para ter o casamento dos sonhos do jeitinho que o casal quer.

Mas não, ninguém é obrigado a contratar uma assessoria e há muitos noivos (muitos mesmo) que cuidam sozinhos de cada etapa da organização do casamento e se saem super bem nessa missão.

Contudo, é preciso que o casal seja realista e entenda organizar um casamento não é tarefa simples e que será preciso muita dedicação, união e também muito esforço dos noivos.

Quando devo começar a entregar os convites de casamento?

A regra geral é que convites para padrinhos de casamento precisam ser entregues antes dos convites para os demais convidados, cerca de 3 a 6 meses antes do casamento. Para o restante dos convidados, entregar o convite 1 ou 2 meses antes da data do casamento já é o suficiente.

Em caso de destination wedding, quando o casamento ocorre em uma cidade diferente de onde os noivos moram, os convites devem ser entregues com maior antecedência: no mínimo, 8 meses para padrinhos e 6 para os outros convidados.

Convite de casamento: 6 principais erros e como evitá-los

Fazer ou não o dia da noiva?

Muitas noivas sofrem com o dilema de realizar ou não um dia da noiva. Por um lado, elas querem ter um merecido momento de relaxamento antes do casamento. Por outro lado, querem/necessitam participar dos momentos finais de organização da festa: montar mesas, finalizar a decoração…

Mas a jornada de organização do casamento é exaustiva e até estressante, então, se for viável, é interessante que a noiva possa, sim, desfrutar das horas antes do casamento para relaxar e descansar.

Para quem contratou uma assessoria de casamento, é importante confiar no serviço prestado e se tranquilizar de que vai dar tudo certo. Mas para as noivinhas que não contam com esse serviço, é interessante pedir ajuda ao noivo, aos familiares e aos padrinhos. Eles entenderão que a noiva precisa desse momento de autocuidado e descanso.

O dia da noiva pode acontecer de diferentes formas: em um hotel, no salão de beleza, em casa e até mesmo no próprio local da festa. É comum, também, que esse momento seja aproveitado em companhia das madrinhas e da mãe da noiva, o que torna tudo ainda mais especial.

9 dúvidas sobre casamento que todo mundo tem

Não sei como escolher o meu vestido de noiva. O que faço?

É muito normal ter dúvidas na hora de escolher o vestido de noiva perfeito. Afinal, são vários modelos, tecidos, estilos… o que pode deixar a noiva confusa.

A melhor maneira para começar a busca é procurar pelo vestido de noiva ideal para cada tipo de corpo. Levando em consideração o tipo de silhueta que tem, a noiva passa a focar atenção nos modelos de vestido que vão valorizá-la melhor de acordo com as características físicas dela.

Dessa forma, uma noiva com a silhueta de triângulo invertido, por exemplo, vai entender que a melhor forma de disfarçar os ombros mais largos é optar por um vestido de noiva sereia ou em um modelo A-Line. Esses dois tipos de vestido trazem equilíbrio ao visual da noiva levando em conta as características específicas dessa silhueta (que são os ombros largos).

9 dúvidas sobre casamento que todo mundo tem

E, claro, você pode sempre pesquisar inspirações no nosso perfil do Pinterest. Lá nós temos várias pastas com inspirações de vestido de noiva ❤

Como auxiliar as madrinhas na escolha dos vestidos?

Muitas noivas ficam em dúvida no quanto devem interferir na escolha dos vestidos das madrinhas de casamento. Impor um modelo a todas ela? Definir uma ou duas cores? E o tipo de tecido?

Uma das tendências para vestido de madrinha 2019 é justamente dar liberdade às madrinhas para escolherem os próprios vestidos. Afinal, um mesmo modelo não conseguirá valorizar todas as madrinhas, já que as mulheres possuem tipos de corpo bem diferentes.

O ideal é que a noiva não imponha nada às madrinhas, mas que as oriente na escolha dos vestidos. A noiva pode, por exemplo, disponibilizar uma paleta de cores para que as madrinhas escolham os tons dos vestidos dentro das opções dessa paleta.

9 dúvidas sobre casamento que todo mundo tem

Pra que serve um site de casamento?

A principal função de um site de casamento é servir como um canal de comunicação entre os noivos e os convidados. Nesse site, o casal pode disponibilizar informações como dia, hora e local da festa, pode criar galerias de fotos, trocar depoimentos com os convidados e muito mais.

Outra função importante do site de casamento é disponibilizar aos noivos alguma forma de RSVP para saber quais convidados irão comparecer ao casamento. No Willu Casamentos, por exemplo, os noivos podem utilizar o RSVP ativo, disparando ligações telefônicas automáticas para todos os convidados confirmarem ou não presença. Nesse caso, os noivos ficam controlando tudo através do aplicativo Willu.

9 dúvidas sobre casamento que todo mundo tem

A plataforma de sites de casamento do Willu também fornece outro recurso interessante aos noivos, que é a lista de presentes em dinheiro. Com essa lista, em vez de receber itens para o novo lar, o casal recebe valores em dinheiro de acordo com as cotas dadas pelos convidados. Assim, os noivos têm liberdade e autonomia para utilizar o dinheiro da forma que acharem melhor: seja para a lua de mel dos sonhos ou para mobiliar a casa nova.

9 dúvidas sobre casamento que todo mundo tem

E aí, respondemos as suas principais dúvidas sobre casamento? Esperamos que sim e que dê tudo certo na organização do seu Grande Dia! ❤

Comentários